Como pré-aprovar seu crédito imobiliário antes de escolher um imóvel?

Como pré-aprovar seu crédito imobiliário antes de escolher um imóvel?

Pré-aprovar o seu crédito imobiliário nada mais é que dar início à fase de análise do processo de financiamento, antes de encontrar o apartamento ou casa que deseja. Pode parecer estranho, mas é muito melhor se precaver a ter surpresas desagradáveis mais para frente, por exemplo, alguém comprar o imóvel antes de você.

Isso pode acontecer porque o trâmite que envolve o processo de financiamento é longo e aprovar o crédito antes acelera o momento da transação. É importante, também, porque você consegue saber qual o valor máximo do imóvel que pode financiar.

Neste post, vamos mostrar como funciona e os benefícios em pré-aprovar o seu crédito imobiliário antes de escolher o imóvel. Confira!

Como funciona o crédito imobiliário?

Ao financiar um imóvel, o banco paga à vista para você e a sua dívida passa a ser com a instituição, ou seja, as parcelas serão pagas diretamente para ela. Essas parcelas não são livres de taxas de juros porque, no Brasil, existem dois sistemas para regular o financiamento imobiliário, conhecidos como SFH (Sistema Financeiro de Habitação) e SFI (Sistema de Financiamento Imobiliário).

Esses dois sistemas foram criados pelo governo para facilitar o sonho da casa própria, que muitos brasileiros têm e ainda querem realizar. O crédito imobiliário pode ser adquirido em diversos bancos. Muitos oferecem suas próprias condições, uma tabela com informações importantes, como prazos, juros e montantes.

Quais são as vantagens em pré-aprovar o crédito?

Existem muitas vantagens por trás da pré-aprovação de crédito imobiliário. A principal delas é ter tempo suficiente para buscar com calma o imóvel que contemple todas as suas necessidades.

Mas não é só isso. Veja, abaixo, 4 vantagens que separamos para mostrar a você a importância de pré-aprovar o seu crédito.

1. Negociação mais rápida

A parte de buscar aprovação de crédito é a mais demorada, e com isso, você pode perder a oportunidade de adquirir o imóvel dos sonhos. Outras pessoas também estão à procura de imóveis para morar, e o bem que você deseja pode ser o mesmo que elas. Se a aprovação de outro interessado sair primeiro, você perde o seu imóvel.

Você já tem metade do percurso percorrido com o limite pré-aprovado. Sua compra será muito mais rápida e sem dores de cabeça.

2. Melhor avaliação das condições ofertadas

Depois de o crédito ser pré-aprovado, você tem até 90 dias para efetivar a compra do imóvel. Assim, terá muito mais tempo para buscar ofertas que cabem no seu bolso e ainda seja do jeito que você deseja.

Além disso, terá mais tempo para ler as cláusulas de contrato de cada financiadora que você escolheu para aprovar o crédito. Às vezes, na correria, fica difícil checar tudo e as chances de assinar algo com que você não concorda são bem maiores. Com mais tempo, é possível buscar a instituição financeira que melhor atende às suas necessidades.

New York Tower

3. Busca de imóveis dentro do orçamento

Com a aprovação do crédito imobiliário, você consegue buscar imóveis que estão dentro do limite do orçamento disponibilizado para a compra. Isso é uma ajuda e tanto, pois poupa seu tempo na pesquisa, isto é, você sabe exatamente o que deve procurar.

A situação mais triste é encontrar um imóvel dos seus sonhos e, depois de fazer a análise de crédito, saber que não pode arcar com o pagamento dele. Isso é muito frustrante, além de dar retrabalho em buscar novos imóveis.

4. Informações sobre se há pendências em seu nome ou não

Imagine só descobrir que tem alguma dívida em seu nome bem na hora de adquirir aquele imóvel que você tem interesse? Saiba que muitas pessoas sabem que têm alguma pendência financeira somente no momento da análise de crédito.

Se isso acontecer com você, o sonho do imóvel vai ser prorrogado, já que para resolver essa situação do CPF pode demorar em torno de dois a três meses.

Quais são os documentos necessários?

Lembre-se de que, para conseguir a aprovação do seu crédito imobiliário, é necessário apresentar algumas documentações. Por isso, esteja com todas elas em dia para evitar atrasos e, consequentemente, perder a oportunidade da aquisição do imóvel.

Por isso, confira a lista que preparamos com os documentos necessários:

  • RG e CPF — são solicitados para o banco analisar o histórico do cliente e ter as informações pessoais dele;
  • documento que comprove o estado civil — é indispensável para informar a constituição familiar do cliente, bem como saber quem procurar em caso de ausência;
  • comprovante residencial — necessário para facilitar o contato entre a instituição financeira e o cliente;
  • Carteira de Trabalho — é solicitada para saber os dados profissionais e também para auxiliar a comprovação de renda do solicitante;
  • comprovação de renda — em caso de carteira assinada, deve apresentar o contracheque, mas se o cliente for autônomo, precisa levar o imposto de renda ou extrato da conta bancária. Esse documento é necessário para definir o limite a ser liberado do financiamento, bem como o valor das parcelas, das taxas e o prazo de pagamento.

São poucos documentos, entretanto, com muitos detalhes. Caso eles não estejam separados e em dia, o processo até a compra do imóvel é muito mais lento.

Como entrar com o pedido?

O pedido para pré-aprovação de crédito imobiliário pode ser feito pela internet. Você precisa preencher as informações e esperar o contato da instituição financeira. Depois da pré-análise, o banco procura o cliente para solicitar a documentação necessária para o andamento do processo.

Após todos esses trâmites, você tem até 90 dias para realizar a compra do imóvel tão desejado.

Ter o crédito imobiliário pré-aprovado é muito importante por diversos fatores que apresentamos aqui. Por isso, aconselhamos ficar atento a todos os detalhes antes de escolher o imóvel.

Para saber mais e ficar por dentro de informações como essa, assine a nossa newsletter!

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.