Preço médio dos imóveis residenciais sobre 0,26% em outubro

Preço médio dos imóveis residenciais sobre 0,26% em outubro

São Paulo, 22/11/2019 – O preço nominal médio dos imóveis residenciais cresceu 0,26% em outubro no País, mostrando uma leve desaceleração na comparação com setembro, quando a alta foi de 0,32%. Já no acumulado dos últimos 12 meses, o preço dos imóveis teve aceleração, chegando a 2,74%, ante 2,55% em setembro.

Os dados foram divulgados hoje pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), cuja pesquisa considera os valores de imóveis vendidos por meio de financiamento bancário em 10 capitais.

A pesquisa mostrou que oito das 10 capitais pesquisadas tiveram alta nos preços médios no mês: Recife (0,06%), Belo Horizonte (0,31%), Curitiba (0,33%), Goiânia (0,39%), São Paulo (0,39%), Salvador (0,46%), Porto Alegre (0,48%) e Brasília (0,58%). As baixas no mês ocorreram em Fortaleza (-0,15%) e Rio de Janeiro (-0,10%).

Em nota, a Abecip afirmou que São Paulo é cidade onde a recuperação do nível de atividades do mercado imobiliário residencial está mais clara. O preço médio das moradias em São Paulo cresceu 4,85% nos últimos 12 meses, bem acima da inflação medida pelo IPCA no mesmo período, em 2,54%.

“A retomada dos preços em termos reais na cidade de São Paulo, ainda que lentamente, acompanha um conjunto de indicadores ligados a aumentos de vendas e novos lançamentos nos últimos meses”, citou a associação.

A Abecip acrescentou que, do ponto de vista macroeconômico, os efeitos positivos de quedas nas taxas de juros e de estímulos como a liberação de parte do FGTS já se fazem sentir em indicadores de consumo das famílias.

“O desempenho do setor imobiliário residencial em São Paulo poderá aos poucos se disseminar entre as demais regiões do país na medida em que o aumento da confiança de consumidores e empresários possibilite a retomada dos investimentos em geral”, completou.  (Circe Bonatelli, da Agência Estado)

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.