Queda no PIB da construção civil reflete

Queda no PIB da construção civil reflete “política econômica errática”, critica Sinduscon-SP

São Paulo, 30/05/2018 – A queda no Produto Interno Bruto (PIB) da construção civil no primeiro trimestre é reflexo de “políticas econômicas erráticas” praticadas nos últimos anos e sinalizam um ambiente desfavorável para o setor, de acordo com avaliação do presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP), José Romeu Ferraz Neto.
O PIB Da construção caiu 0,6% no primeiro trimestre de 2018 em relação ao quarto trimestre de 2017, e recuou 2,2% em comparação com o primeiro trimestre de 2017, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No agregado dos últimos quatro trimestres, a construção caiu 3,9%, a maior entre todos os subsetores analisados pelo IBGE.

Para o presidente do SindusCon-SP, o resultado demonstra como o setor se ressente de uma “política econômica errática nos últimos anos”. “Continuamos a regredir mesmo tendo como ponto de comparação uma base já muito deprimida. O Brasil carece de política de Estado para o desenvolvimento do País. E isso, necessariamente, passa pela atividade da construção”, afirmou.

“O não avanço nas reformas necessárias, como a da Previdência, somada à instabilidade eleitoral e à falta de confiança dos investidores, apontam para um futuro que não favorece nosso setor e pode impactar na geração de empregos”, acrescentou Romeu Ferraz.

Desde o cancelamento da votação da reforma da Previdência, o Sinduscon-SP decidiu baixar suas expectativas para o comportamento do PIB da construção neste ano. Em dezembro, a entidade projetava alta de 2,0% em 2018. Já em março, passou a esperar 0,0%, projeção que está mantida neste momento.

Os dados mais recentes sobre o nível de emprego na construção no País mostram que a quantidade de pessoas trabalhando no setor caiu 3,18% entre março de 2017 e março de 2018, o equivalente a um corte de 76 mil vagas. (Circe Bonatelli – circe.bonatelli@estadao.com)

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.