Régua de cobrança: o que é e como pode beneficiar sua imobiliária!

A inadimplência é o “calcanhar de Aquiles” do setor imobiliário. Lidar com ela é um dos grandes desafios do setor — visto que, com a crise instalada, o número de inadimplentes se tornou muito alto e difícil de conter. 

No entanto, a gestão financeira pode contar com um recurso que estrutura os processos de cobrança: trata-se da régua de cobrança. É uma ferramenta que ajuda a organizar tudo o que envolve esse sistema, de forma automatizada — garantindo mais facilidade no gerenciamento das contas da imobiliária.

Na verdade, a cobrança é sempre uma questão muito delicada — afinal, ninguém é devedor porque quer. A empatia e o atendimento humanizado devem estar presentes nesse momento e as imobiliárias se preocupam, sim, com isso.

Por isso, utilizar uma ferramenta que torna tudo mais leve pode ser uma boa alternativa para melhorar o relacionamento com o cliente. Vamos saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e confira! 

O que é régua de cobrança?

É uma ferramenta que ajuda a imobiliária a combater a inadimplência, organizando o sistema de notificação de cobrança. Ou seja, ela garante que a empresa organize as etapas desse processo que envolve vários passos — a começar pelo primeiro contato, até a renegociação do crédito, quando o devido pagamento não é efetuado.

A régua assegura a simplificação de todo o trabalho que envolve a cobrança, começando por informar a proximidade do vencimento, o envio dos boletos e a notificação da falta de pagamento. Esse recurso garante também organizar tudo o que deve ser feito após o vencimento, como uma possível renegociação da dívida. 

Trata-se de uma ferramenta prática e eficaz, que evita o esquecimento dos clientes e torna o contato, no momento da cobrança, menos constrangedor para ambas as partes. Na verdade, esse instrumento, além de toda a importância que representa para a imobiliária, auxilia o locatário a se organizar e cumprir os prazos constantes no contrato.

Como funciona a régua de cobrança?

O objetivo é notificar, por meio de e-mails e outras formas de contato, sobre a proximidade do vencimento, faturas que ainda estão por vencer, as pendentes e as vencidas. A régua de cobrança acompanha uma sequência de ações, desde o simples lembrete informando a proximidade do vencimento e passando pela geração de uma fatura, até o pagamento e a falta deste. Na verdade, ela ocorre de forma automatizada, em que são disparados e-mails previamente organizados em datas específicas.

Qual é a importância da régua de cobrança?

A importância dessa ferramenta é bastante óbvia, já que é uma estratégia eficaz de cobrar os clientes, bem como de mantê-los atentos às datas e prazos de seus pagamentos. Além disso, com a régua, é possível ter um domínio maior sobre as inadimplências e, assim, buscar soluções para conter a situação e manter o controle financeiro da imobiliária. 

Quais são as ferramentas utilizadas no contato com o cliente?

Escolher a mensagem mais adequada no contato com o cliente garante o efeito desejado. O cliente tende a ficar motivado a quitar a fatura. Confira as melhores ferramentas para esse contato!

  • SMS: apesar de não ser muito bem-vindo pelos clientes, o SMS é o método mais eficaz de informar o não pagamento.
  • E-mail: funciona muito bem porque são muito bem organizados quanto ao prazo e à própria estrutura personalizada.
  • Telefone: ainda funciona, mas tem sido cada vez menos usado.

Quais são os benefícios da régua de cobrança?

Os benefícios da régua de cobrança são muitos, tanto para a imobiliária quanto para os clientes. Confira os principais!

Faz cobranças de forma profissional

Pelo fato de o processo ser automatizado, aquelas cobranças manuais deixam de existir, dando espaço a relatórios esquematizados e ricos em informações, acerca de cada cliente. Da mesma forma, o contato passa a ser por meio da ferramenta com notificações formais e mais profissionais que informam os clientes sobre os vários estágios da cobrança.

Evita esquecimentos

Muitos fatores podem contribuir para que os clientes de uma imobiliária não paguem a parcela de um aluguel. No entanto, é bem comum que o problema ocorra por conta de um simples esquecimento — diante de tantas atribuições diárias, isso pode ocorrer e a régua é uma boa ferramenta para lembrar.

Agiliza os recebimentos

A ferramenta garante a agilização de todo o processo de recebimento de uma imobiliária, visto que, em um dos passos, ela envia o boleto ao cliente. Assim, os pagamentos ocorrem, geralmente, no momento do recebimento, evitando atrasos. 

Evita erros

Um sistema que permite a programação com antecedência de notificações elimina a possibilidade de erros com envios indevidos de cobrança — o que pode ocorrer com procedimentos manuais — que depende do tempo e atenção do gestor. 

Agiliza os recebimentos

A régua é uma ferramenta automatizada que agiliza muito o recebimento. A cobrança não depende do trabalho manual do gestor, ou seja, tudo é feito via SMS ou e-mail, garantindo mais rapidez nos processos. Após a identificação do pagamento, a baixa no sistema é feita automaticamente, sem que haja necessidade de qualquer intervenção manual.

Como fazer uma régua de cobrança?

Para que uma gestão imobiliária obtenha todos os benefícios que a régua de cobrança é capaz de garantir, é importante que ela seja estruturada com bases estratégicas — ou seja, assegure que os prazos sejam estipulados de forma clara e objetiva. Dessa forma, o primeiro passo é definir as etapas de cada estágio da cobrança.

Dito isso, o gestor deverá determinar o período que as notificações serão enviadas, bem como os meios que serão utilizados. Deverá também definir de que forma será feita a cobrança, caso o cliente não pague o boleto no prazo estabelecido. Com esses dados, a régua de cobrança garantirá que os prazos sejam atendidos.

Como você conferiu neste conteúdo, a automatização de processos torna algumas tarefas em uma imobiliária mais simples, como é o caso da régua de cobrança. Adote essa ferramenta em seu negócio e garanta melhores resultados!

Gostou deste post? Confira, então, outro artigo bem interessante que fala sobre algumas alternativas de cobrança de aluguel mantendo a boa relação com o cliente!

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