Relacionamento com o cliente: veja 6 erros que não podem ser cometidos em uma imobiliária

Relacionamento com o cliente: veja 6 erros que não podem ser cometidos em uma imobiliária

Mês das Mães

É impossível que imobiliária tenha sucesso sem se atentar ao relacionamento com o cliente, já que vender uma casa ou apartamento não é uma transação simples e objetiva. Para que o negócio seja realizado com sucesso, e o cliente saia satisfeito e disposto a indicar a imobiliária, é preciso ter certos cuidados. Desde a captação de leads até o pós-venda, a equipe deve estar engajada em ter um excelente relacionamento com os clientes.

Parece simples, mas não basta apenas tratá-los com educação. É necessário criar estratégias para que isso aconteça, e é comum que as empresas cometam muitos equívocos durante esse processo. Pensando nisso, separamos alguns dos principais erros cometidos e vamos ensinar você a evitá-los na sua imobiliária. Boa leitura!

1. Não dar retorno aos clientes

Você já entrou em contato com alguma empresa ou solicitou uma informação para um profissional e nunca mais teve retorno? Essa é uma situação que jamais deve acontecer em uma imobiliária. Afinal de contas, ela demonstra falta de organização, profissionalismo e respeito aos clientes.

Uma imobiliária recebe muitos contatos de pessoas interessadas pelos seus serviços e produtos imobiliários diariamente. Todos esses contatos precisam ser devidamente respondidos, de forma cordial e eficiente. Ninguém pode ficar sem resposta ou sem retorno sobre alguma questão.

Essa regra é básica e vale para todos os canais de comunicação da empresa. Não vale, por exemplo, estar em diversas redes sociais se a equipe não consegue manter uma boa comunicação com os clientes em todas elas.

2. Não modernizar a imobiliária

O mundo está em constante evolução, e as empresas precisam ficar atentas às novas tendências. Imobiliárias que param de se modernizar com certeza vão perder espaço para os seus concorrentes.

Felizmente, acompanhando o avanço tecnológico e o novo perfil dos consumidores, o mercado imobiliário está se modernizando cada vez mais. Existem diversas ferramentas e recursos que podem ajudar a imobiliária a melhorar o atendimento aos clientes, assim como a produtividade dos funcionários e, ainda, reduzir custos.

Isso é possível com a adoção de softwares para a automação de processos, como o envio de boletos ou mensagens automáticas a fim de agilizar o atendimento. Também é importante ter um bom software de gestão para cadastrar clientes, imóveis, organizar contratos e outros documentos.

Afinal, é essencial que os funcionários consigam encontrar as informações com facilidade. O gerenciamento eficaz da carteira de clientes é um dos itens obrigatórios de uma imobiliária de sucesso.

Vejas outras maneiras de modernizar a sua imobiliária:

3. Não esperar o tempo de decisão

Ninguém gosta de se sentir pressionado a fechar um negócio. Ligar, mandar mensagens ou e-mails de forma insistente é desrespeitoso e pode impactar negativamente no negócio. É interessante se manter por perto, se mostrar disponível para sanar outras dúvidas e aguardar um posicionamento do cliente.

Insistir pela resposta imediata do cliente mostra desespero e falta de empatia. Sabemos que a compra ou locação de uma casa é uma decisão importante e que precisa ser muito bem pensada. Sendo assim, é natural que o cliente necessite de tempo para refletir sobre o assunto.

Ao invés de mandar mensagens diretamente para o cliente, que tal produzir conteúdos com o objetivo de ajudar pessoas que ainda estão indecisas? Por exemplo, se a equipe de vendas observou que muitas pessoas desistem da compra por conta do valor da entrada, seria legal criar textos mostrando alternativas para resolver esse problema.

4. Não solicitar indicações

A relação com o cliente não precisa e não deve acabar após a conclusão da transação. Esse é um erro muito comum e que precisa ser repensado. O momento da pós-venda é essencial para fidelizar clientes e conseguir indicações.

As indicações são uma das melhores maneiras de aumentar o seu número de clientes. Após realizar um atendimento com excelência, é totalmente viável convidar o cliente a indicar a empresa a seus amigos e familiares.

As pessoas confiam muito mais em uma organização que foi indicada por um ente querido do que uma propaganda convencional. Isso é ainda mais importante quando estamos falando de imóveis, que têm um alto valor emocional e financeiro.

5. Não tratar cada cliente como se fosse único

Muitas empresas tratam os clientes como se apenas fossem números, e cada transação como mais um produto vendido. Essa situação é ainda mais crítica quando olhamos para mercado imobiliário, no qual o está sendo comercializados são, muitas vezes, sonhos de outras pessoas.

Pode parecer clichê, mas muitas organizações se esquecem disso: é precisa tratar cada cliente como se fosse o único. Afinal, eles realmente são. Cada cliente tem as suas necessidades, desejos e problemas. Para ter um bom relacionamento como ele, é necessário estar atento a todas essas especificidades.

6. Não cuidar da qualidade das imagens

Ignorar a qualidade da fotografia na divulgação dos imóveis é um erro bastante comum. Muitas vezes a fotografia de um anúncio é o primeiro contato que o cliente vai ter com a imobiliária.

Quando a empresa usa imagens ruins, ela desvaloriza o imóvel e reduz drasticamente o número de interessados em comprar ou alugar a propriedade. É importante que as fotos mostrem de forma nítida todos os cômodos da casa, para que a pessoa possa se imaginar vivendo naquele local.

Uma boa imagem precisa ser enquadrada adequadamente, estar bem iluminada, com foco e mostrar um ambiente limpo e organizado. Afinal de contas, de nada adianta ter todos os cuidados técnicos e não investir para que o cenário fique agradável aos olhos. Sendo assim, cuide para que as fotografias consigam retratar com clareza o imóvel.

O mercado imobiliário é muito dinâmico e competitivo. Para conseguir manter e aumentar o seu sucesso nessa área, é fundamental estar atento às novidades e cuidar muito bem do relacionamento com o cliente. Como vimos neste artigo, não é tão difícil assim evitar agir de forma inadequada com o seu público.

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a entender melhor como ter uma boa relação com os clientes da sua imobiliária. Aproveite para se informar sobre as tendências imobiliárias para 2019.

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

  1. Gostaria de saber se é correto, pagar 50% de uma locação, sem ter enviado nenhum documento.?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.