Saiba como fazer cotação e negociação de imóveis

Saiba como fazer cotação e negociação de imóveis

Você decide comprar uma casa ou apartamento e vai ao mercado em busca do espaço ideal para o seu conforto, sua qualidade de vida e de sua família. Evidentemente que tem uma construção idealizada e espera encontrá-la sem muita dificuldade. Entretanto, é comum esbarrar no quesito preço. Então, é o momento de aprender a fazer cotação e negociação de imóveis.

Para que você não passe por esse contratempo, nós preparamos este post com algumas dicas para realizar uma cotação e uma negociação que garantam a aquisição da residência de acordo com as suas expectativas e condições de pagamento. Faça uma ótima leitura.

Considere os benefícios da cotação e negociação de imóveis

Um dos momentos mais importantes é aquele em que vamos adquirir a nossa moradia. É uma das decisões mais significativas e com profundos reflexos em nossa vida. Portanto, é imprescindível que você saiba realizar uma cotação de preços consistente, usufruindo das muitas vantagens que ela oferece.

Com a pesquisa dos valores dos imóveis fica mais fácil avaliar como está a realidade do mercado e se ela é compatível com a sua. Sabendo quanto custa a residência dos seus sonhos e se você pode adquiri-la, as suas chances de fechar um negócio satisfatório aumentam muito.

É comum quem está vendendo valorar mais alto o seu patrimônio. Contudo, na hora da negociação, se você está bem informado sobre o preço médio do mercado (e seguro da sua capacidade de pagamento) existe a possibilidade de solicitar que o vendedor reavalie o montante que está pedindo pelo bem.

Conte com as plataformas digitais

Uma ótima alternativa são as plataformas online, o que evita ficar perdido no meio de tanta oferta de imóveis, várias delas repetidas e às vezes até com preços diferentes no mesmo local de anúncio, dificultando encontrar o que deseja.

Elas disponibilizam as informações indispensáveis na ficha do imóvel que lhe interessam, incluindo fotos e a garantia de você fornecer os seus dados para um contato, com toda a segurança e confidencialidade.

Assim, é possível buscar, pesquisar e analisar os preços das habitações com dados confiáveis, sem a necessidade de se deslocar até o local. Você economiza tempo e obtém parâmetros de qualidade para a sua decisão.

Aprenda como cotar o preço e negociar a compra do imóvel

A melhor estratégia para conseguir uma cotação realista do patrimônio que você pretende comprar e ser bem-sucedido durante os procedimentos de negociação é encarar as tarefas com calma e tranquilidade, evitando conflitos desnecessários.

Em um negócio de compra e venda existem duas partes interessadas, com objetivos bem definidos e flexibilidade para discutir, ponderar e encontrar um denominador comum.

Lembre-se de que a lei de oferta e procura é a principal determinante desse jogo de forças. Se você estiver seguro das condições relativas ao imóvel e do comportamento do mercado imobiliário, certamente sairá satisfeito no encerramento da transação.

Para auxiliar na cotação e negociação do seu tão sonhado lar, listamos dicas imprescindíveis para a concretização do negócio. Confira.

Verifique a região e seus problemas

Evidentemente que a localização do apartamento ou da casa que lhe interessa é um dos fatores primordiais que influenciam o preço da habitação. Contudo, mesmo que ela esteja situada em um bairro considerado valorizado, pode acontecer uma queda na procura devido a contratempos recorrentes ou pontuais.

O perfil dos moradores e das atividades comerciais, problemas de acesso e trânsito, insegurança, enchentes e iluminação pública deficiente podem servir de argumentação durante a discussão sobre o valor do imóvel.

Descubra se o imóvel precisa de reforma

Visitar o imóvel na companhia de um profissional da área de construção civil é essencial para certificar-se da necessidade (ou não) de futuras despesas com manutenção e reforma. Construções usadas ou mais antigas geralmente precisam de consertos e reparos nas instalações elétrica e hidráulica, por exemplo.

Assim, durante a visita ao local, preste atenção aos detalhes, como: as condições da pintura das paredes; o piso e o revestimento do banheiro e cozinha; sinais de umidade e vazamento; itens quebrados ou danificados; e a instalação elétrica e de iluminação.

Pesquise o valor justo do imóvel

Para você ter certeza de que pagará um preço justo pela sua moradia é básico realizar uma pesquisa abrangente. Faça isso entre os mais comercializados e semelhantes ao que você quer no local escolhido. Com o valor médio identificado, é possível saber se o bem que você deseja está valorizado para mais e negociar um desconto, chegando ao preço que é justo.

Tenha dinheiro para pagamento à vista

A proposta de pagamento tem uma força gigantesca durante o processo de conversação. Dinheiro na mão é poder de barganha. Ter a possibilidade de pagar à vista é o seu melhor instrumento na combinação comercial.

Lembre-se, também, de que, mesmo não possuindo o valor total, quanto mais você oferecer de entrada, mais poder adquire.

Defina um limite de negociação

Ainda que um negócio envolva os interesses de duas partes, e dentro do processo estão a barganha, as argumentações e a conquista de um desconto defina um limite para não forçar a situação e até melindrar a operação, ficando sem o seu apartamento ou casa.

Descontos é praxe na comercialização de produtos e serviços. O mercado imobiliário também oferece oportunidades para isso. Entretanto, decida até onde você vai com essa oportunidade. O ideal é que o desconto leve o patrimônio ao patamar do preço justo. Se o pagamento é na hora, é possível conseguir mais uma redução. Ir muito além pode fazer você perder uma ótima chance.

Ainda que o preço seja um aspecto predominante para a decisão de comprar a sua residência, você percebeu que outros fatores são muito relevantes para o sucesso da comercialização, atendendo às expectativas das partes, especialmente as do comprador.

Portanto, na cotação e negociação de imóveis, além do valor, outros itens devem ser pesados no instante de dar andamento aos procedimentos legais e comerciais de aquisição, como: qualidade da construção, credibilidade do vendedor, condições de pagamento, situação jurídica do imóvel, localização, infraestrutura, entre outros. No final, você verá que todo esse esforço foi compensador e que é hora de comemorar. Com todo o direito.

Gostou das dicas deste post? Para receber diretamente no seu e-mail informações sobre imóveis para compra e aluguel assine a nossa newsletter.

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.