Santander estreia mercado de LIGs e faz duas emissões no 1º dia de registro na B3

Santander estreia mercado de LIGs e faz duas emissões no 1º dia de registro na B3

São Paulo, 21/11/2018 – O Santander estreou hoje o mercado das Letras Imobiliárias Garantidas (LIGs) no Brasil, com duas emissões que juntas totalizaram R$ 24 milhões. Ambas têm o prazo de três anos e não possuem liquidez. A instituição financeira fez o lançamento já no primeiro dia de registro do novo produto, similares aos covered bonds – instrumento bastante desenvolvido no mercado externo -, na B3.

 

O novo instrumento dispõe da garantia dupla. Isso significa que em caso de falha no pagamento pela instituição emissora, o agente fiduciário assume o controle dos ativos.

 

Assim como a LCI, produto que já se popularizou no mercado, a LIG possui como atrativo ao investidor: a isenção do imposto de renda, que no seu caso será estendida aos estrangeiros. Outro diferencial do novo instrumento é que ele poderá ter sua rentabilidade atrelada à variação cambial. Essas características podem, futuramente, ser um fator de atração dos investidores estrangeiros para as LIGs.

 

Entre as diferenças em relação à LCI, a LIG possui uma duração (duration) mínima de dois anos e carência mínima de um ano.

 

Já do lado do emissor, a LIG possui um detalhe que pode fazer diferença para o banco: em emissões com prazos superiores a três anos, o crédito (lastro) pode ser direcionado para as regras de exigibilidade, ou seja, pode haver um duplo uso do lastro. Na prática, isso significa que a instituição bancária pode utilizar o lastro utilizado no título para o cumprimento de exigibilidade do Banco Central, de que 65% dos depósitos em caderneta de poupança devem ser destinados ao financiamento imobiliário.

 

A LIG foi inspirada nos covered bonds, muito usados na Europa, em especial nos financiamento imobiliários de longo prazo. Além dos bancos, poderão emitir LIG as caixas econômicas, sociedades de crédito, financiamento ou investimento, companhias hipotecárias e associações de poupança e empréstimo. (Fernanda Guimarães – fernanda.guimaraes@estadao.com)

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.