Vale a pena investir em um segundo apartamento? Descubra!

Que o investimento em imóveis é um dos negócios mais rentáveis, já sabemos, mas será que vale a pena comprar um segundo apartamento? Em um cenário de pandemia e economia instável, é preciso avaliar bem o momento.

Por outro lado, o mercado pode oferecer boas oportunidades, exatamente, pela necessidade de venda e giro de capital, seja por parte das construtoras, seja das imobiliárias ou dos proprietários.

Neste post, você vai saber por que investir em um segundo apartamento pode ser uma boa opção de negócio. Continue lendo e veja os principais motivos para tomar a decisão de comprar mais um imóvel!

Por que investir em um segundo apartamento?

Se você tem um dinheiro guardado ou condições de fazer um compromisso de médio e longo prazo, por que não pensar na compra de um segundo apartamento, mesmo em um momento complexo como o da pandemia? Apesar de não parecer o cenário ideal, é preciso analisar os prós e contras.

Em uma situação economicamente oscilante, talvez estejam as melhores oportunidades. As chances de você adquirir mais um imóvel em uma negociação vantajosa são altas, tendo em conta a necessidade de fomentação do mercado imobiliário.

Antes mesmo da pandemia, o mercado imobiliário enfrentava crise, com leve melhora no segundo semestre de 2019. As previsões para o ano seguinte sugeriam uma oportunidade de retomada e crescimento. Entretanto, os meses de distanciamento social desaceleraram a economia e, agora, é a hora de estimular a compra e venda em todos os setores.

A aquisição de um imóvel requer análise e planejamento. Afinal, o comprometimento de uma reserva financeira ou inclusão de parcela no orçamento mensal deve ser bem pensado, sobretudo, por se tratar de um desembolso de médio e longo prazo.

É importante considerar as oscilações econômicas que possam afetar sua vida financeira. Se você é um empreendedor, avalie o seu negócio e, se você é empregado, não deixe de refletir sobre os riscos de perder o emprego e ter impacto na sua renda.

Quais são os principais motivos para compra de mais um imóvel?

No intuito de combater a crise, o governo brasileiro adotou uma série de iniciativas que podem beneficiar o ramo imobiliário. Com isso, há razões consistentes para você acreditar na alavancada do setor e investir com tranquilidade em um segundo apartamento.

Veja, agora, alguns motivos que podem ajudar na sua avaliação e decisão de compra do seu próximo imóvel!

Taxas de juros atraentes

A redução da taxa Selic para 2% ao ano, no segundo semestre de 2020, foi uma estratégia bastante favorável para o setor imobiliário. Havia previsões de aumento, contudo, ela se manteve no início de 2021.

Com isso, o crédito imobiliário está mais acessível e talvez valha a pena aproveitar a oportunidade. Com a taxa básica reduzida e outras taxas facilitadoras utilizadas como parâmetro de financiamento, as possibilidades de você pagar uma parcela menor que o valor de um aluguel são reais.

Parcelamento da entrada

A possibilidade de parcelamento da entrada é um atrativo a mais para impulsionar a compra de um segundo apartamento. Se você decidir comprar um imóvel ainda na planta, a entrada pode chegar a 30% do valor dele.

Com o parcelamento, você não precisará desembolsar toda ou boa parte da sua reserva financeira. Essa pode ser uma boa estratégia, pois você terá maior poder sobre a sua compra e equilíbrio nas suas finanças.

Para um imóvel ainda em construção, você poderá se planejar melhor sobre como ele será utilizado quando for entregue — moradia, aluguel ou revenda. Se você comprar um apartamento de pronta entrega, terá também a chance de fazer melhorias, se necessário, sem apertar o orçamento.

Primeiro pagamento de parcela com prazo estendido

No geral, o pagamento da primeira parcela de um financiamento é estipulado para 30 dias após a assinatura do contrato. No entanto, como forma de estimular a negociação, a extensão do prazo para pagamento da primeira parcela tem sido uma estratégia utilizada.

Muitos bancos, com o objetivo de facilitar a aquisição de um imóvel nesse momento de pandemia e garantir o vínculo, podem propor um prazo estendido para pagamento da primeira parcela do financiamento, podendo chegar a até 180 dias.

Com o aumento do prazo de carência, você ganha mais tempo, o que pode ser vantajoso. Apesar disso, não deixe de avaliar minuciosamente todas as condições e cláusulas do contrato e se não haverá impacto no valor final do imóvel.

Reaquecimento dos aluguéis

Durante a pandemia, as imobiliárias também sofreram com a baixa do aluguel de imóveis. Com o desemprego, muitos inquilinos foram obrigados a buscar alternativas de moradia por não conseguirem arcar com as despesas de locação.

A tendência é que essa modalidade volte a ser uma oportunidade de rentabilidade para os proprietários de imóveis. Se o seu objetivo de compra do segundo apartamento contemplar a locação, essa pode ser uma boa hora de fazer o investimento.

Com o auxílio de uma imobiliária, para assegurar seus direitos de locador, a renda do aluguel pode, inclusive, complementar a parcela do financiamento ou cobrir em totalidade, deixando de comprometer o seu orçamento mensal.

No Moving Imóveis, você pode encontrar exatamente o que procura, com todo o suporte necessário para fazer um investimento seguro e vantajoso. Somos um portal imobiliário em que você encontra todos os tipos de imóveis para compra e aluguel.

Nosso objetivo é ajudar as pessoas a encontrarem o seu imóvel ideal, sendo a mais moderna e completa plataforma digital de compra, venda e aluguel. Entendemos que cada pessoa tem necessidades e objetivos diferentes, por isso, inovamos a cada ano para apresentar um serviço personalizado.

Mais do que apenas oferecer um imóvel, o Moving quer dar a você realização. A certeza de que cada casa, apartamento ou qualquer outro imóvel seja o melhor lar que alguém pode ter. Com o Moving, você vai se sentir seguro para tomar a decisão de comprar um segundo apartamento.

Se você gostou deste post e deseja conhecer as opções para aquisição de um segundo apartamento, entre agora mesmo em contato com a gente para conhecer nossos serviços. Será um prazer contribuir para a concretização dos seus planos de investimento!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.