Seguro fiança: entenda agora o que é e como funciona

A locação de um imóvel envolve tempo e um bom planejamento, a começar pela pesquisa, depois a mudança, passando pela decoração da futura residência — entre outros detalhes que compreendem esse momento. 

Pensar no fiador é outra preocupação de quem vai alugar. Mas, será que você já pensou no seguro fiança? Sabia que é uma excelente alternativa ao fiador?

Trata-se de um valor pago pelo inquilino com a finalidade de cobrir possíveis inadimplências ou danos ao imóvel. Essa quantia pode ser parcelada, por até um ano, tornando-se uma boa opção para o locatário.

Neste post, você vai saber mais sobre esse assunto. Continue com a gente e confira!

O que é seguro fiança?

O seguro fiança ou seguro locatícia, como também é chamado, é muito utilizado em contratos de aluguel. É uma forma de garantia para o proprietário do imóvel, tornando-se desnecessárias outras modalidades de proteção, como a caução. Confira alguns detalhes desse acordo.

Vigência

O seu tempo de permanência pode durar todo o período da locação, sendo renovado, automaticamente, ou de acordo com o que esteja estipulado no contrato.

Funcionamento

Assemelha-se a outros tipos de seguros, como os de automóveis, que contam com a mesma estrutura. Porém, no caso de imóveis, é o inquilino que contrata e o locador é que fica como assegurado.

Cobertura

O valor desse contrato se relaciona com o preço do aluguel. No entanto, existem outros fatores que podem ser agregados, como taxa de condomínio, IPTU, contas de água, luz, etc.

Como funciona o seguro fiança?

O valor final a ser pago depende de alguns fatores, como as taxas de cada seguradora e quais itens ela cobre — por exemplo, se envolve taxa de condomínio, contas de luz e água, entre outros. Dito isso, e de acordo com as preferências do inquilino, o valor pode ficar até duas vezes o preço do aluguel. Na maioria das seguradoras, o valor pode ser negociado com parcelas de até 12 meses.

No caso de o seguro precisar ser utilizado, o proprietário entrará em contato com a seguradora, após ter identificado o atraso ou a falta do pagamento. Se o fato for confirmado, a seguradora pagará o valor atrasado. Contudo, caso a situação não seja regularizada pelo locatário, ações judiciais serão necessárias.

Quais são as vantagens do seguro fiança?

Quem precisa alugar um imóvel se beneficia de alguns fatores, na hora de contratar um seguro fiança. Confira!

Descarta o fiador

Essa é uma das principais vantagens quando se pensa em contratar esse tipo de seguro. Ele livrará o locatário de buscar um fiador, visto que é considerada uma situação difícil pedir para que alguém se responsabilize por uma possível inadimplência.

Evita a caução

A caução é, na maioria dos casos, um valor bem maior que o seguro em questão. Geralmente, as imobiliárias exigem um depósito de três aluguéis. Para muitos, é um valor que pesa bastante no bolso, já que o momento exige outros gastos consideráveis, como o transporte da mudança, compra de móveis, entre outros. O seguro fiança, além de ser mais barato e menos burocrático, agiliza bastante o negócio.

Garante segurança para o locador

Vale ressaltar que esse seguro é vantajoso também para o proprietário de imóveis, que tem boas garantias quanto a qualquer problema de inadimplência. Ademais, tudo é resolvido pela seguradora, tornando o processo mais prático e rápido.

Como contratar o seguro fiança?

Quando o aluguel de um imóvel ocorre por meio desse tipo de contrato, basta que o locatário, em negociação com a seguradora, entregue alguns documentos exigidos, como carteira de identidade, CPF, comprovante de endereço, comprovante de renda, entre outros.

Para quem busca alugar um imóvel mais rapidamente e com maiores garantias, o seguro fiança é uma excelente alternativa. Avalie, então, as vantagens descritas nesse artigo e decida se essa é realmente a melhor opção para alugar um imóvel — seja ele comercial ou residencial.

Gostou deste conteúdo? Leia, então, outro artigo interessante que fala sobre garantias locatícias!

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

  1. O SEGURO FIANÇA foi valor muito maior dos 3 meses de Locação e queria pagar à vista desconto mínimo o mercado imobiliário está desorientado cada um faz o que quer qto ao seguro fiança muitos corretores nem querem explicar o produto olham muito a aparência

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.