Venha conhecer o bairro Tatuapé, em SP, e veja por que morar aqui

Venha conhecer o bairro Tatuapé, em SP, e veja por que morar aqui

O bairro Tatuapé é um dos mais tradicionais da cidade de São Paulo. Localizado na Zona Leste, ele é uma excelente escolha para morar e investir em imóveis. A região tem amplo suporte de comércios e uma infraestrutura completa. Por isso, tem sido um dos bairros que mais crescem e recebem novos empreendimentos residenciais.

Uma curiosidade é que, em tupi-guarani, Tatuapé significa buraco de tatu. Para conhecer mais sobre o bairro, acompanhe a leitura. Neste texto, vamos contar como ele se estabeleceu e todos os benefícios de morar nele.

Conheça o bairro Tatuapé

A história do Tatuapé começou por volta de 1560, quando Brás Cubas decidiu usar a região para plantar uvas e criar gado. Anos mais tarde, imigrantes italianos se instalaram na região, montando oficinas. Com o tempo, elas cresceram e se tornaram indústrias.

Na década de 60, começaram a surgir os comércios para atender à população que crescia na região. Da década de 70 em diante, as fábricas passaram a dar lugar para as residências. Atualmente, o bairro conta com apenas duas indústrias, sendo majoritariamente uma área residencial e comercial.

Nos últimos anos , apesar de ter sua área total diminuída, é um dos bairros que mais crescem em São Paulo. Os antigos sobrados e indústrias foram substituídos pelos empreendimentos de alto padrão.

É possível encontrar algumas construções históricas pelo bairro, como a Casa do Tatuapé. O moderno e o antigo se misturam, nas construções e comércios da região. A diversidade de atrativos é um dos motivos que fazem o bairro ser tão procurado.

Confira por que morar neste bairro

O Tatuapé é conhecido como um dos melhores bairros para se morar. Veja o que ele oferece e o que faz dele um dos mais desejados da Zona Leste.

Localização

O Tatuapé conta com uma localização privilegiada, sendo um dos bairros mais valorizados da região. Ele é delimitado pelas ruas Tuiuti e Santa Virgínia, avenidas Salim Farah Maluf e Celso Garcia, além da Marginal Tietê, com acessos facilitados a outras áreas da cidade.

Escolas

Para quem tem filhos, morar em um bairro com boas escolas é importante, afinal, facilita a logística de transporte da família. No Tatuapé, você encontra ótimas escolas, desde o ensino infantil até o médio. Na região, existem estabelecimentos bilíngues, confessionais e com parcerias internacionais.

Ainda existem boas faculdades, como a UNIP, Faculdade de Sumaré e outras. Além disso, ainda existem cursos de idiomas. Uma região completa para quem preza por educação de qualidade.

Saúde

Outro ponto importante em um bairro é a facilidade para acessar hospitais e clínicas, principalmente em momentos de emergências. No Tatuapé, você encontra farmácias, clinicas especializadas e centros médicos. Dois destaques são o Hospital São Luiz e o Hospital e Maternidade Vitória.

ofertas mitre

Lazer

Outro grande atrativo da região são as opções de lazer. Um dos pontos fortes é a gastronomia. Com uma seleção diversificada de restaurantes, cafeterias, bares e afins, você encontra opções para todos os gostos e bolsos. Alguns dos mais famosos são Villa Roma, Tangerina Gastrô Bar, Pub St. John’s e Marco Polo Gelateria & Caffé.

Além disso, a região conta com museus, bibliotecas temáticas, shoppings, parques, praças e outros atrações de lazer, atendendo a todos os públicos. Um exemplo disso é o Hillarius Comedy, uma clube de humor referência na região.

Parques

Dentro do lazer, é preciso dar um destaque para os parques da região. Um dos mais famosos é o Parque Esportivo dos Trabalhadores, conhecido também como CERET. Com 268 mil m², ele abriga quadras poliesportivas, campo de futebol, ginásio, piscinas, parquinhos, pista para caminhada e muito mais. É uma estrutura completa para prática de esportes e passeio.

O Parque do Piqueri também chama a atenção. Ele é a maior área verde natural da Zona Leste. Nele, você encontra espécies nativas da flora e fauna, estrutura para a prática desportiva e lazer, além de projetos culturais, como o Ponto da Leitura.

Transporte e mobilidade urbana

O transporte é um dos pontos que influenciam a qualidade de vida — afinal, ninguém quer ter dificuldades para sair ou voltar para casa. O transporte público não deixa a desejar nesse ponto. O bairro conta com diversas linhas de ônibus, estações de metrô Tatuapé e Carrão e linhas de trem.

Uma das principais avenidas do bairro é a Radial Leste, que liga a Zona Leste ao centro da cidade. A Marginal do Tietê e outras grandes rodovias estão nas proximidades, facilitando o acesso às zonas Norte e Oeste da capital. Tanto quem se locomove com o próprio carro como quem o faz por meio do transporte público estão bem atendidos no Tatuapé.

Cultura

A Casa do Tatuapé faz parte do Museu da Cidade de São Paulo, uma iniciativa diferenciada, formada por uma rede de casas históricas. Ela é uma construção em taipa de pilão e se diferenciou pelo telhado de duas águas.

A casa é propriedade da Prefeitura de São Paulo e passou por reformas e restaurações, a fim de preservar a estrutura e manter as características originais da construção. Ela abriga atividades socioculturais e está aberta ao público para visitação. A entrada é gratuita.

Na região, você ainda encontra duas bibliotecas temáticas: Biblioteca Hans Christian Andersen e Biblioteca Cassiano Ricardo. A primeira é especializada em contos de fadas, com um acervo de livros da literatura infantil, além de DVDs de filmes para crianças.

A biblioteca Cassiano Ricardo é especializada em música, com um acervo sonoro e impresso de sons e idiomas. Ela ainda oferece shows, oficinas, palestras e contações de histórias.

Agora, você já conhece um pouco mais sobre a história do bairro e as vantagens de morar nele. Com tantos pontos positivos que o Tatuapé oferece aos seus moradores, ele faz por merecer a posição entre os melhores bairros de São Paulo. Ele representa qualidade de vida, tranquilidade, conforto e agitação, em uma mistura equilibrada. Por isso, é um excelente investimento imobiliário e local para se morar.

Se você gostou de conhecer um pouco mais sobre o bairro Tatuapé, siga nossas redes sociais e fique por dentro de tudo. Estamos no Facebook, LinkedIn e Instagram.

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.