tendências de decoração para cozinha

9 tendências de decoração para cozinha que vão repaginar esse ambiente

Uma cozinha bem decorada, com elementos que a valorizem, pode garantir um astral todo especial a esse ambiente tão amado da casa. Afinal, trata-se de um local onde a família se reúne com frequência e são preparadas as delícias gastronômicas.

Por isso, seguir as tendências de decoração para cozinha pode facilitar na hora de renovar e escolher os itens que poderão fazer parte desse espaço, tornando-o mais moderno, funcional e agradável.

São novidades que surgem com frequência e que nos permitem variar o design desse cômodo tão apreciado e cada vez mais valorizado em uma casa.

Pensando nisso, resolvemos reunir as principais tendências de decoração para cozinha e, assim, tornar mais simples a escolha de tudo o que você deseja ter na sua casa. Continue a leitura e confira!

1. Cores

As cozinhas de hoje, com características cada vez mais requintadas, encontram sofisticação nas cores preta, azul-escuro e branca — as queridinhas desse ambiente. Os detalhes, como puxadores de armários e torneiras, ganham destaque em dourado, tornando o espaço ainda mais diferenciado e glamouroso.

Contudo, alguns ambientes, pela limitação de tamanho, pedem cores mais claras que garantem um cômodo mais iluminado e, junto a isso, a sensação de amplitude que elas oferecem.

No caso do conceito aberto, quando não há paredes que delimitem os espaços, a coisa muda um pouco de figura — visto que é essencial uma harmonia de cores, já que os ambientes se fundem e deve haver uma padronização de tons, para que tudo fique bem equilibrado.

2. Otimização de espaço

A otimização dos espaços de uma casa é uma característica cada vez mais buscada na decoração. Para isso, a primeira ideia é se livrar do que não é útil para, assim, sobrar espaço para o que é fundamental em uma cozinha. Dito isso, o objetivo dos decoradores e designers de ambientes é sempre buscar móveis funcionais e que, além disso, ocupem o menor espaço possível — sejam eles planejados ou não.

O bom da história é que não há necessidade de desembolsar fortunas em móveis planejados, já que é totalmente possível garantir um projeto mais modesto, com poucos recursos, por meio de mobílias mais simples e práticas.

3. Ilha central

A cozinha ganha muito destaque quando existe uma ilha central. Com o conceito aberto cada vez mais em alta, as pessoas se livram das paredes e sobra espaço suficiente para esse móvel tão útil e valorizado pelos decoradores.

Na verdade, a ilha central é mais uma das tendências de decoração para cozinha que, além de valorizar o ambiente esteticamente com texturas e cores, é extremamente funcional — já que aumenta consideravelmente o espaço para armazenamento nesse ambiente da casa.

A ilha central representa um espaço a mais para as refeições, já que a bancada tem cadeiras para as pessoas se sentarem. Além disso, essa configuração com o espaço aberto proporciona uma comunicação maior entre as pessoas da casa.

ofertas mitre

4. Estilo industrial

Ambientes com instalações elétricas e tubulações aparentes, além de bancadas de concreto e um piso de cimento queimado são características do estilo industrial que contribuem para uma decoração moderna e urbana.

Os ladrilhos hidráulicos ganham força e estão cada vez mais presentes na decoração da cozinha americana, que exerce muita influência por aqui. Os móveis metálicos, com predominância do inox, além da falta de acabamento, são pontos fortes nesse décor rústico e cheio de personalidade.

5. Prateleiras e organizadores

Outra tendência em alta é não esconder os itens dentro dos armários. Para isso, as prateleiras e organizadores ganham destaque na cozinha e tornam esse ambiente bem mais funcional e prático, além de abrirem mais espaço de armazenamento.

No mais, eles ajudam na composição do ambiente tornando a decoração moderna e preenchendo os diversos vazios que ficam nas paredes. A dica é utilizar esses componentes em madeira para acondicionar temperos, panelas e os demais utensílios que precisamos ter sempre em mãos.

6. Mármore

O mármore é outra aposta incrível no décor da cozinha. Ele pode ser utilizado nas bancadas, paredes e em pisos. Outros componentes que estão em alta nesse ambiente são o quartzo — muito utilizado em bancadas e ilhas — assim como a madeira e a pedra.

7. Detalhes

Alguns detalhes podem fazer toda a diferença e se destacam como tendência de decoração para cozinha. Exemplos disso são as pastilhas brancas com rejunte escuro na rodabanca. Pintar a parede com tinta de lousa também está muito em alta — garantindo anotações de todo tipo no espaço, como receitas, lista de compras e até desenhos.

Para quem gosta de ousar ainda mais, as fitas de LED ou luminárias são também um recurso excelente, tornando o ambiente mais iluminado e elegante. Quando a paleta de cores utilizada na decoração do ambiente focar em tons neutros, os detalhes devem ter tonalidades diferentes. Uma das tendências são os puxadores em dourado.

8. Eletrodomésticos escondidos

As cozinhas ganham cada vez mais aparelhos que auxiliam nas tarefas domésticas, como fritadeiras, mixers, panelas elétricas, entre outros. No entanto, muitas vezes, esses itens não combinam com o design da cozinha.

Uma solução para isso é escondê-los dentro de armários planejados, de forma que se encaixem perfeitamente e só apareçam quando forem usados. Trata-se de uma alternativa econômica que evita que algumas pessoas se desfaçam de seus aparelhos apenas por não se encaixarem ao décor da cozinha.

Mesmo que seus armários não sejam planejados também para essa função, você pode adaptar essa tendência, guardando alguns eletrodomésticos menores e que se encaixem em qualquer armário, como fritadeiras, cafeteiras, entre outros.

9. Tecnologia

Utilizada em, praticamente, tudo e garantindo praticidade e segurança, a tecnologia já marca presença na cozinha. Os sistemas inteligentes já fazem parte da automação de tarefas. Exemplos disso, são fogões de indução e luzes de LED integrados ao sistema com tecnologias diversas, inclusive para carregar smartphones.

Além de todas as dicas que relacionamos com as principais tendências de decoração para cozinha, você pode também buscar inspirações em vários sites especializados, assim como nas redes sociais.

Gostou deste post? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais e divulgue entre seus amigos as tendências mais incríveis de decoração para cozinha!

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.