Tire suas dúvidas sobre o e-mail marketing imobiliário

Tire suas dúvidas sobre o e-mail marketing imobiliário

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Estamos em uma época em que as redes sociais são consideradas as celebridades do mundo digital. De fato, essas mídias são ferramentas excelentes para conectar empresas a clientes. Porém, o setor de imóveis usa um recurso que está a mais tempo na internet e é muito eficiente: o e-mail marketing imobiliário.

Você conhece os benefícios dessa ferramenta? Entende como funciona e sabe montar uma boa estratégia com ela? Aproveite para tirar essa e outras dúvidas em nosso artigo. Acompanhe!

O que é o e-mail marketing imobiliário?

Em poucas palavras, o e-mail marketing imobiliário é a estratégia de utilizar mensagens virtuais em campanhas publicitárias digitais, tendo como objetivo principal criar e manter o relacionamento com os clientes. Essa finalidade o difere do spam, pois, em vez de enviar e-mails aleatórios, as mensagens chegam às pessoas que querem ou precisam da informação.

Alguns termos usados no mundo do e-mail marketing ajudam a esclarecer como funciona essa estratégia. Por exemplo:

  • mailing – é uma listagem de contatos que exibe endereços de e-mails obtidos por meio de um formulário de cadastro no site da empresa.
  • newsletter – mensagem enviada com certa frequência que apresenta conteúdo relevante para a base de clientes.

Conseguiu perceber um detalhe interessante? O e-mail marketing envolve um relacionamento voluntário e generoso. De um lado, está o cliente que quis se aproximar da empresa que, por sua vez, fornece o que foi desejado.

Qual é a importância dessa ferramenta para imobiliárias?

No passado, para que uma pessoa tivesse acesso à sua caixa de mensagens instantâneas, era preciso ligar o computador que, normalmente, ficava em casa. Atualmente, os dispositivos móveis permitem que os e-mails possam ser vistos em qualquer hora e lugar.

Em vista disso, esse recurso tornou-se um importante aliado das empresas imobiliárias na comunicação e aproximação com o seu público-alvo. Além de ser uma das formas menos onerosas de um marketing publicitário.

Já ouviu dizer que quem não é visto é esquecido? Pois é, essa estratégia de divulgação impede que isso aconteça. Afinal, vez ou outra o cliente receberá uma notificação da empresa no seu dispositivo eletrônico.

Outro benefício é a oportunidade de acompanhar e medir o engajamento do público-alvo. Uma vez que cada e-mail aberto demonstra o interesse de um cliente pelas informações, produtos ou serviços da empresa.

Sem falar que as mensagens eletrônicas são muito populares. Pessoas de várias idades têm um endereço de e-mail. O que muitas vezes não acontece com as redes sociais que atingem mais um determinado tipo de público, como os jovens.

Como esse recurso funciona na prática?

Fazendo uso do e-mail marketing imobiliário, fica mais fácil conduzir o cliente pelo processo de compra de uma residência. Mas, para isso, é preciso entender como funciona essa estratégia na prática.

Um detalhe fundamental é organizar algumas listas de clientes de acordo com o perfil deles. Por exemplo:

  • proprietários residentes;
  • locadores;
  • locatários;
  • investidores;
  • corretores;
  • clientes antigos;
  • possíveis clientes etc.

A partir daí, é elaborado o conteúdo, a oferta, a linguagem, a frequência e a jornada de compra para cada tipo de público.

De que forma o e-mail marketing ajuda na captação e retenção de clientes?

Aumentar o número de clientes é um desejo e um desafio para muitas empresas do mercado de imóveis. Porém, fazer uma landing page (página criada para converter leitores em clientes) com uma oferta do seu produto e construir fluxos de e-mails com conteúdo sobre o item pode ser a solução.

Depois que o cliente decidir saber mais sobre o produto ou serviço da empresa, envie um e-mail agradecendo o interesse. Se após o contato da equipe de vendas esse lead fechar uma compra, é a hora de retê-lo em sua base.

Zahle

O primeiro passo é enviar uma mensagem demonstrando gratidão pela aquisição. Após isso, outras mensagens podem ser encaminhadas para aquecer essa relação. Por exemplo, se o cliente comprou um imóvel na planta, mande e-mails informando sobre o andamento das obras.

Em quais outros relacionamentos o e-mail pode ajudar?

Sabe aqueles clientes que já compraram um imóvel há bastante tempo? Que tal usar o e-mail marketing imobiliário para uma reaproximação? A situação muda constantemente na vida das pessoas.

Talvez o indivíduo se divorciou, mudou de endereço ou teve filhos. Envie mensagens para esse público perguntando se estão satisfeitos com o imóvel ou se preferem um com espaço maior e em outro lugar.

Quais informações precisam estar no e-mail marketing?

Um primeiro aspecto é escolher um assunto ou tema para a mensagem eletrônica. Essa decisão é muito importante, pois a informação será o que induzirá ou não o cliente a abrir o e-mail.

Sendo assim, pense em um tema chamativo e intrigante que atraia a atenção. Se puder usar o nome pessoal do destinatário, será ainda melhor. Tome cuidado! Nunca prometa algo que não poderá cumprir ou dizer, quando na verdade, o conteúdo do e-mail é diferente. Fazer isso acabará com a credibilidade da sua empresa.

No que diz respeito ao texto do e-mail, é importante que:

  • seja breve: entre 90 a 130 palavras;
  • com linguagem adequada ao perfil do cliente;
  • conteúdo personalizado.

Outro detalhe é deixar o cliente à vontade para descontinuar o recebimento de e-mails por meio de um botão chamado opt-out. Para evitar uma taxa grande de descadastramento, evite enviar mensagens a todo momento. Pelo contrário, faça um cronograma de envio semanal, quinzenal ou mensal.

Quando finalizar o e-mail, confira se incluiu o link para o conteúdo, site ou outra oferta oferecida. Caso contrário, o leitor pode se sentir enganado.

Que outras estratégias são eficientes?

É claro que as campanhas de e-mail marketing imobiliário não são feitas enviando as mensagens individualmente. Para isso, existem as plataformas de automação de e-mails. Algumas são pagas, outras gratuitas, e as que mesclam as duas opções.

O ideal é conhecer as funcionalidades delas e decidir pela que se adéqua mais às necessidades e objetivos de sua campanha. Além disso, é importante serem práticas de usar, mesmo por aqueles que não têm um conhecimento técnico muito aprofundado.

Essas aplicações fornecem os resultados obtidos com o email-marketing, como a taxa de abertura, melhores horários para envio e o número de respostas. Outro recurso é o teste A e B que envolve separar dois modelos de mensagens para saber qual tem maior taxa de abertura.

Que cuidados extras é necessário ter?

Existe uma espécie de manual do e-mail marketing chamado CAPEM — Código de autorregulamentação para a prática de e-mail marketing — que visa orientar sobre alguns cuidados nessa estratégia.

Entre as boas normas de conduta, estão:

  • envie e-mails somente para pessoas que autorizarem;
  • nunca use listas de e-mails compradas;
  • evite encaminhar mensagens apenas com imagens, pois podem cair na caixa de spam;
  • use templates simples, limpos e que facilitem o entendimento do conteúdo.

Enfim, usando o e-mail marketing da forma correta, seu negócio obterá bons lucros e deixará os seus clientes bem próximos da sua marca.

O que achou de nosso artigo? Conseguiu tirar as suas dúvidas sobre o e-mail marketing imobiliário? Quer receber mais conteúdos como esse na sua caixa de mensagens? Então, fique à vontade e assine nossa newsletter!

D'oru

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3 Comentários

  1. Gostei Claro objetivo, o que já estou fazendo, mais meio que devagar ainda e preciso ir melhorando, mas só se faz fazendo, errando e continuando. Obrigado

    1. Olá, Marllon. É muito bom ver que você está aproveitando nossos conteúdos. E-mail Marketing é uma ferramenta realmente interessante e muito valiosa para quem trabalha ou quer trabalhar com marketing. Qualquer dúvida, estamos a disposição. 😀

  2. Obrigado por nos revelar um pouquinho de marketing digital. Tenho muito que aprender nesse quesito!

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