Transformação digital em imobiliária: veja como está sendo adotada

Transformação digital em imobiliária: veja como está sendo adotada

A tecnologia é mais presente no meio imobiliário, e isso tem muitos pontos positivos, já que a ideia é facilitar todo o trabalho de uma equipe e também melhorar a interação do cliente com o negócio.

A transformação digital em imobiliária é importante, pois tem a finalidade de melhorar os processos e adaptar às inovações tecnológicas.

Neste artigo vamos mostrar 7 exemplos de como a transformação digital em imobiliária está sendo adotada e como pode trazer resultados positivos. Confira!

1. Uso de aplicativos

Existem muitos aplicativos que são aliados para o bom desempenho da imobiliária, entre eles, o WhatsApp Business. Com ele é possível fazer contato com seus clientes e ter contato mais próximo. Lembre-se de que o ideal é ter um número somente para o horário comercial, nada de misturar trabalho com o telefone pessoal do seu corretor.

Redes sociais como Instagram e Facebook são ótimas para mostrar os imóveis e criar conteúdo relevante para os usuários. Atualmente, muitas pessoas estão conectadas nessas duas redes e dessa forma se torna mais fácil atraí-las e iniciar uma conversa. Aqui também é possível criar posts patrocinados para auxiliar no processo.

2. Geolocalização

A Geolocalização é um meio de indicar onde está algum objeto de forma precisa. No âmbito imobiliário é um fator importante para os clientes, já que muitos querem saber o local exato do imóvel e isso faz com que eles tenham mais confiança e queiram conhecer o lugar. Além disso, pode ter certeza que é um diferencial se comparar com outras imobiliárias.

Claro que não é só isso que conta, para a imobiliária, a geolocalização é utilizada para identificar o local onde seus clientes estão acessando para apresentar os imóveis que se encontram ali por perto. Quando o cliente passa por uma região, ele recebe as informações dos imóveis que estão próximos daquela região.

3. Sistema de Gestão

Outro ponto importante da transformação digital em imobiliária é o investimento em um bom sistema de gestão. Isto é, tornar a imobiliária mais produtiva por meio de um software, já que algumas atividades serão automatizadas e sua equipe poderá focar em outras questões.

Com o auxílio do software de gestão será possível otimizar da melhor forma tempo e recursos, e por essa razão, ter mais resultados positivos. Veja algumas das áreas que podem ser geridas por ele:

  • gestão de inadimplência;
  • programação das cobranças;
  • administração de contratos.

Viu como sua imobiliária só tem a ganhar com um software de gestão? O setor financeiro se torna mais organizado e as atividades se tornam mais simples de serem realizadas. Tudo isso contribui para o crescimento do seu negócio, mesmo passando por situações adversas.

4. CRM

Customer Relationship Management ou gestão de relacionamento com o cliente é uma ferramenta muito utilizada em empresas que desejam oferecer o melhor para seus usuários. O CRM foi criado com o propósito de automatizar as atividades de contato com os clientes, além de captar novos consumidores, fatores que ajudam a sua empresa a vender melhor e muito mais.

Isso se deve à coleta de dados dos clientes que a ferramenta faz, e com esses dados é possível analisar de forma mais realista o seu cliente e oferecer o que ele realmente procura. Ele é um ótimo aliado de imobiliárias porque é possível fidelizar as pessoas que já fizeram uma compra ou utilizaram de outra forma os seus serviços.

Atualmente, existe uma gama de softwares de CRM voltados para a gestão de relacionamento de imobiliárias com seus clientes, vale a pena pesquisar e analisar qual mais se encaixa com as suas necessidades.

5. Automação de marketing

Automatizar vários processos dentro de uma empresa é a solução para focar em outras prioridades que dependem muito mais de pessoas para realizá-los a fazer atividades repetitivas. Por isso, a automação de marketing também pode ser aplicada em imobiliárias.

Para que ela funcione bem, é necessário aliar a automação de marketing com um bom plano estratégico de vendas, ou um plano direcionado para outro objetivos do seu negócio. São inúmeros os recursos oferecidos pelo processo de automação, veja alguns deles:

  • landing page — página com o propósito de receber, de forma estratégica, visitantes;
  • formulário — envio de formulários relevantes para os clientes;
  • acompanhamento do cliente no funil de vendas — análise de todo o trajeto do cliente até a ação desejada, pode ser a compra do imóvel.

A automação de marketing pode fazer muito por você, outra ferramenta voltada para a estratégia que vale a pena o investimento.

6. Assinaturas digitais

O ideal é fazer de tudo para facilitar a vida de quem trabalha com você e de seus clientes, não é mesmo? Por isso, as assinaturas digitais parece que vieram para ficar. Nos dias atuais ela se tornou necessária, principalmente por conta da crise do novo coronavírus que estamos passando, em que o distanciamento social é obrigatório.

Tendo isso como palco principal, as empresas e as pessoas precisaram adaptar-se, oferecendo novas tecnologias para seus clientes. Entretanto, como já dissemos, a assinatura digital já era um meio bastante difundido, mas não tão utilizado.

A compra ou o aluguel de um imóvel envolve muita burocracia, e com a assinatura de forma online facilita muito todos os lados, além de tratar todo o contrato por meio eletrônico.

7. Realidade virtual

Você achou que a realidade virtual é somente no mundo dos games? Pois saiba que ela pode ser aplicada em diversos setores, inclusive no imobiliário. Atualmente é uma ferramenta que é bastante acessível e trará muitos pontos positivos na hora de mostrar um imóvel.

O cliente pode fazer uma visita de forma virtual no apartamento que tem interesse e ter noções reais, que em fotos seria muito mais difícil. Por mais que ele não possa ir até o local para conhecê-lo, essa ferramenta cumpre muito bem esse papel, isso é sinônimo de corretor e cliente satisfeitos!

O mundo vive em constante transformação, e para isso as empresas precisam adaptar-se aos novos cenários. Isso também inclui as imobiliárias, pois se deixarem o mundo tecnológico para trás também deixarão clientes e se tornarão esquecidas, o que pode impactar negativamente os resultados do seu negócio.

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