

Anúncios de imóveis mudaram muito nos últimos anos, graças à tecnologia. A atividade tende a continuar evoluindo, e as imobiliárias que não se atualizarem correm o risco de perder público. A nova onda é o anúncio digital em sites especializados, plataformas completas que agregam imóveis negociados por diversos vendedores entre imobiliárias e pessoas físicas.
Para ajudar você a entender melhor esse movimento rumo ao digital e como utilizar essa ferramenta de vendas imobiliária para gerar mais negócios, criamos este guia completo. Boa leitura!
O comportamento do consumidor vem mudando nos últimos anos devido a inserção da tecnologia em nossas vidas. Ferramentas como os smartphones permitem buscas digitais rápidas acerca de qualquer assunto e a compra ou aluguel de um imóvel não é diferente.
De acordo com a 29ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas, ainda em 2018, nosso país alcançou a marca de um celular por habitante, o que demonstra a velocidade dessa mudança.
Com isso, as imobiliárias devem buscar formas de se adequar a esses novos tempos, abraçando as oportunidades apresentadas pelas novas tecnologias para potencializar sua capacidade de fazer negócios e atrais clientes como o Mobile Marketing e os anúncios digitais.
A internet tem um grande poder informativo e é acessada por milhões de pessoas todos os dias. Manter uma presença online é fundamental para expandir os negócios e garantir melhores números em vendas.
Ao anunciar em meio digital, você garante um alcance mais amplo e acesso a esses milhões de pessoas que acessam diariamente a rede com o intuito de sanar suas demandas.
Dentro desse contexto de evolução tecnológica, também vimos surgir uma série de oportunidades, como as plataformas de anúncios, locais que agregam imóveis de diversas fontes e imobiliárias e atraem maior atenção dos consumidores que buscam por algo.
Apresentamos, até então, a amplitude do alcance dos anúncios online como a sua principal vantagem com relação ao métodos tradicionais, porém, existem muitos outros benefícios além desse.
Os principais gastos na hora de anunciar online não estão no anúncio e no espaço em si, mas na criação da peça com custos para conteúdo, fotografias e trabalho gráfico.
Ou seja, mesmo tendo um alcance muito maior que os métodos tradicionais, os anúncios online são muito mais baratos, permitindo a exposição de todo o seu portfólio com um custo baixo.
A internet é uma grande vitrine pela qual passam milhões de pessoas todos os dias, permitindo que todo esse público tenha acesso ao seu anúncio e atraindo as pessoas certas.
Além disso, diferente de uma vitrine, pela qual o consumidor apenas passa, o anúncio online está na distância de um clique e mesmo que o consumidor esteja com pressa no momento ele pode revisitar seu imóvel no momento que ele quiser.
O anúncio online permite que o consumidor tenha acesso a uma solução simples e rápida para o seu problema, selecionar imóveis sem a necessidade de se deslocar, com comodidade e segurança.
Outra vantagem dos anúncios online é a segmentação de público-alvo, que permite que seus anúncios sejam direcionados exatamente para pessoas que estão buscando por imóveis na região do anúncio por meio de algoritmos computacionais.
Isso torna a divulgação muito mais eficiente, pois o anúncio não espera ser descoberto pelo consumidor, ele vai de encontro ao cliente, atraindo sua atenção.
Ao contrário do que acontece em espaços tradicionais de anúncio, como o jornal impresso, no qual a quantidade de palavras eram limitadas ao valor que você dispunha para anunciar, na internet esse custo é fixo e permite muito mais customização.
Dessa forma, os corretores conseguem agregar o máximo de informação possível aos consumidores além da criação de banners e outras peças de marketing imobiliário para uso em redes sociais e anúncios laterais em sites por exemplo.
Outra grande vantagem do uso de anúncios online é a possibilidade da inserção de fotografias completas de todos os pontos do imóvel, permitindo assim que o cliente possa visualizar a propriedade sem ter de visita-la.
Isso traz muito mais comodidade ao cliente, pois ele pode escolher apenas as que realmente que pareçam interessante para realizar uma visita.
Quando falamos em anúncio online, não estamos falando apenas de um tipo de forma de divulgar seus imóveis, existem vários tipos de marketing online como os portais imobiliários, a criação de um site próprio, redes sociais, entre outros.
Antigamente, o contato por parte de um cliente que visualizou um anúncio era realizado quase que exclusivamente pelo telefone, sendo que uma visita poderia ser marcada.
Hoje, por meio dos anúncios online e as novas tecnologias de comunicação é possível utilizar diversos canais cruzados para realizar um atendimento como por exemplo, um chat interno da plataforma, WhatsApp, redes socias, ou até mesmo o telefone.
Uma dificuldade muito comum no passado era a de comprar ou alugar imóveis em outras cidades ou estados, devido os problemas de deslocamento para realizar visitas e vistorias.
Hoje, com os anúncios online, o cliente pode visualizar seu portfólio de qualquer lugar do mundo e a qualquer hora, realizando filtros de acordo com suas demandas e escolhendo o melhor imóvel para si sem ter de se deslocar.
Até pouco tempo atrás o desafio era como anunciar um imóvel em um jornal impresso chamando a atenção dos clientes podendo contar apenas com 100 palavras para descrevê-lo.
Hoje, o excesso de informação é que se tornou um inimigo, pois mesmo que se possa contar com mais espaço para realizar o seu anúncio, os consumidores estão sendo bombardeados com diversas propagandas todos os dias.
Para ajudar você a atrair mais compradores para a sua imobiliária e gerar um maior número de negócios separamos algumas dicas na hora de criar o anúncio online.
Um dos principais critérios de que busca um imóvel é a sua localização, cidade e bairro são itens essenciais na hora de criar um anúncio. O preenchimento correto do endereço também permite que o cliente possa achar o imóvel em plataformas como o Google Maps.
Dessa forma, o consumidor poderá pesquisar os pontos positivos da região e que agregam valor especificamente para ele como padarias, farmácias, shoppings, comércio entre outros.
O usuário pode simplesmente deixar o seu anúncio sem nem ao menos verificar as fotos ao se deparar com informações escassas acerca do imóvel.
Para evitar que o seu anúncio acabe sendo ignorado e não chame a atenção no meio de todos os outros produtos em exposição na web, é preciso informar todos os diferenciais do imóvel.
Informações cruciais são aquelas tidas como relevantes para a compra ou aluguel como metragem do imóvel, valor médio do condomínio, amenidades que oferecidas, valor do IPTU, número de dormitórios, banheiros, entre outros dados.
Os chamados diferenciais são pontos que possam trazer uma vantagem competitiva para o imóvel como varanda espaçosa, armários embutidos, reformas recentes, ou seja, tudo que agregue valor à propriedade.
Anúncios sem fotos, com apenas algumas imagens desfocadas ou com ângulos desfavoráveis não atraem cliques e em consequência não vendem. Quanto mais fotos e melhor a qualidade delas, maiores as chances de seu anúncio chamar a atenção dos usuários da rede.
Para conseguir boas imagens algumas dicas:
Imóveis com o preço acima do mercado podem demorar a serem vendidos, ainda mais agora, que os usuários possuem todas as ferramentas de pesquisa na palma da mão. Eles podem verificar todos os benefícios e malefícios do imóvel e também visualizar os demais preços praticados na região em que ele está localizado, tendo uma noção geral de preço justo.
O ideal é verificar rapidamente todos os demais imóveis na região que apresentem características parecidas para encontrar o melhor preço a ser praticado, entrando em acordo também com o proprietário acerca dessa situação. É claro que deve-se também levar em consideração todas as melhorias e benfeitorias que o proprietário possa ter realizado no imóvel antes da venda ou aluguel.
Não adianta apenas anunciar na internet, sua equipe de vendas deve estar pronta para lidar com todas as demandas que esse canal pode trazer para a sua imobiliária. Com um maior visibilidade, o número de interessados pode crescer exponencialmente. Num primeiro momento, vemos isso como uma vantagem, mas é preciso ter cuidado.
Quando não são atendidos quase que instantaneamente, os usuários podem simplesmente desistir da compra, perder o interesse ou buscar por imóveis em outras imobiliárias que lidam melhor com a demanda.
Caso seu time seja pequeno e não tenha muita disponibilidade, é possível definir nos anúncios um horário de atendimento apenas para tirar dúvidas provenientes deles, evitando esse tipo de mal estar.
O anúncio é apenas o primeiro passo para marcar presença online, sendo que é possível utilizar de outros canais digitais para fazer com que ele tenha um alcance ainda maior. Um dos principais são as redes sociais. É possível utilizar-se de estratégias de marketing no Facebook por exemplo, para exibir o seu anúncio a um número ainda maior de pessoas.
Dentro dessa plataforma, pode-se fazer uso da segmentação de público, apresentando seus anúncios apenas para um determinado tipo de usuário com as características definidas por você e sua equipe de vendas.
Os negócios online podem ser muito rápidos. Geralmente quem está buscando um imóvel na internet quer praticidade e rapidez e com isso pode estar pensando em se mudar nos próximo dias.
É fundamental que no momento que o anúncio seja publicado, sua equipe já conte com toda a documentação necessária para a venda como o certidão de escritura, habite-se, registro de imóvel e qualquer outro papel para que a negociação possa ocorrer sem imprevistos.
Isso impede que o entre em contato para realizar uma compra, tenha de esperar devido a falta de documentação e acabe desistindo do negócio devido a sua urgência.
O imóvel deve estar pronto para receber visitas a qualquer hora, uma vez que um contato pode ser realizado rapidamente por um interessado e o tempo dos compradores é cada vez mais curto.
Por conta disso, você e sua equipe devem deixar o proprietário atual do imóvel ciente de que é preciso manter a organização no ambiente durante todo o dia para que o corretor possa marcar visitas sem nenhum tipo de impedimento.
Negociar imóveis online é um pouco diferente de quando se está frente a frente com o comprador e pode-se realizar uma leitura de suas intenções. A internet permite que possamos nos comunicar a longas distâncias, mas nem sempre isso é algo vantajoso.
Para fechar um negócio após anunciar um imóvel online é preciso lidar com algumas situações diferenciadas e estar preparado para garantir a conclusão e a satisfação do cliente. Entre os principais pontos de uma negociação online podemos listar.
Antes de estipular um preço acerca de um imóvel para negociá-lo no mercado imobiliário é preciso entender os valores que estão sendo cobrados pelos demais negociantes na mesma região.
Caso a propriedade que você esteja negociando possua um valor mais alto, é preciso estar preparado para responder ao questionamento dos clientes com relação a isso. Por exemplo, melhorias realizadas pelo proprietário no imóvel.
Antes de por o imóvel à venda é preciso ter certeza de que não existe nenhum tipo de problema com a propriedade. Lembre-se que mesmo que a imobiliária não seja a proprietária direta, é o seu nome que será lembrado caso o cliente tenha uma experiência ruim.
Pontos fracos do imóvel, encontrados durante a vistoria, podem ser utilizados para persuadir o proprietário a pedir um valor menor do que o pensado inicialmente, ou garantir que a propriedade está em ótimas condições de habitação.
É claro que o cliente poderá pedir descontos, afinal, a compra de um imóvel envolve altos valores e por vezes, uma pequena porcentagem pode ser a diferença entre fechar ou não o negócio.
Por conta disso, o ideal é já inserir uma margem de desconto do preço do imóvel, prevendo o pedido de desconto por parte do cliente.
Uma ótima fechar negócios de forma rápida digitalmente é aproveitar a empolgação do cliente que mostra interesse na propriedade. Caso sua equipe acabe deixando esse interesse esfriar, pode-se acabar perdendo a venda.
Para isso pode-se usar os mais variados canais de comunicação como e-mail, WhatsApp, redes sociais e outros para manter um contato com o cliente e manter o interesse ativo.
Para não ter problemas negociando imóveis online é preciso conhecer muito bem não apenas os clientes mas também os proprietários dos imóveis que sua imobiliária está representando.
Perguntas como quais as razões da venda, como foi estabelecido o valor pedido, quando resolveu vender são alguns pontos que podem ajudar a evitar deres de cabeça.
Ao mesmo tempo, buscar informações do cliente, preenchendo um cadastro e qualificando leads também evita que sua equipe perca tempo com curiosos.
Anunciar imóveis na internet é simples a princípio, mas se não for feito da forma correta pode acabar sendo apenas uma forma de perder dinheiro em publicidade sem nenhum tipo de retorno.
O modo como você faz a divulgação de seu portfólio na rede tem relação direta com o número de views e negócios que ela pode gerar, sendo que apostar na estratégia errada minimiza seu retorno.
Muito corretores e imobiliárias acabam se decepcionando com a internet pois não conseguem fazer com que seus anúncios gerem negócios e também não visualizam os erros que estão cometendo. Separamos alguns dos erros mais comuns para que você e seu time de vendas possam evitá-los.
O uso da internet para fazer negócios só aumenta e cada vez mais as pessoas estão presentes nas redes sociais e plataformas de anúncios. Sendo assim, porque gastar recursos apenas em jornais impressos?
A web transformou os meios de divulgação e tirou a força que os anúncios impressos tinham, além de ter um alcance muito maior e contar com uma segmentação de público que não existe nos jornais.
Um erro comum que muitas imobiliárias cometem é apenas transferir seus anúncios antigos do impresso para o mundo virtual, contudo, o ambiente é outro assim como os recursos, linguagem e público.
Além disso, no ambiente virtual também é possível trocar o Call to Action, geralmente um telefone para contato, por algo interativo como um chat ou um botão com formulário para contato.
Ou seja, na internet temos toda uma infraestrutura de recursos que nos dão maior riqueza de detalhamento na hora de montar um anúncio, sendo que transferir o que era utilizado no impresso é um erro.
É comum hoje que as imobiliárias criem seu próprio site no qual publiquem os anúncios de seu portfólio, contudo, nem, todas elas conseguem ter uma equipe para lidar diretamente com essa demanda e tendem a mantê-lo desatualizado.
Imagine a frustração do cliente ao entrar em contato com interesse em determinado imóvel e receber a notícia de que ele não está mais disponível. Isso prejudica o relacionamento com o consumidor e a imagem da imobiliária no mercado.
Para que a divulgação seja eficiente e tenha os resultados esperados é preciso que todos os anúncios e sites estejam sincronizados com a atual situação de seu portfólio, e sempre atualizados.
Frases de efeito são uma das sacadas preferidas de quem trabalha com marketing digital e pode ser uma estratégia interessante para atrair o público em meio a tanta informação circulando na internet.
Porém, o tiro pode sair pela culatra e deve-se tomar muito cuidado com o uso de frases de efeito, superlativos, clichês e excesso de adjetivos pois podem acabar trazendo um sentimento negativo para o lead e atrapalhar o negócio.
Na hora de descrever seus imóveis a informação é importante, mas foque apenas naquilo que é relevante, destacando as principais características e diferencias mas sem nenhum tipo de exagero.
Anúncios chamativos e que parecem muito bons para serem verdade acabam trazendo um tom de enganação, sendo que a necessidade no ramo imobiliário é exatamente a contrária, ganhar a confiança do cliente com seriedade e profissionalismo.
Qualquer smartphone hoje é capaz de tirar fotos com uma qualidade aceitável, o que acaba com desculpas na hora de fazer as imagens do imóvel de forma a chamar a atenção de compradores ou clientes com interesse em alugar.
As fotos da propriedade são a melhor forma de destacar os seus anúncios dos demais na web, gerando mais visitas e com isso, maiores chances de negócio.
O ideal, seria a contratação de um profissional especializado em fotografia, sendo que a depender do tamanho de sua imobiliária e o fluxo de imóveis, a contratação de um funcionário exclusivo para essa função é uma boa ideia.
Já para imobiliárias menores, um curso rápido de fotografia ministrado aos corretores pode ser uma ótima forma de garantir boas imagens dos imóveis em seu portfólio.
Outro erro muito comum é a falta de canais de comunicação pelos quais o cliente pode entrar em contato com os corretores e tirar as suas dúvidas acerca do imóvel.
Lembre-se que uma das coisas que o consumidor busca ao fazer suas pesquisas pela internet é a comodidade e para isso ele precisa ter facilidade em comunicar-se com seu time de vendas.
É preciso ter em mente que em alguns casos os clientes podem dispor apenas de horários alternativos para o contato como finais de semana ou após o horário comercial.
É fundamental dispor de vários canais de comunicação e horários diferentes para contato, visando facilitar a vida de seus clientes.
Chegamos ao final de mais um post e esperamos que todas as informações que reunimos aqui possam ser úteis para que você entender a facilidade de anunciar imóvel na internet e os benefícios que essa prática pode trazer para a sua imobiliária.
Não deixe de continuar acompanhando as principais noticias do mercado imobiliário e estar sempre por dentro das novidades em nosso blog!
Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.