Casal vai fazer mudança de casa

Vai fazer mudança de casa? Vejas as nossas 8 dicas para fazê-la tranquilamente!

Ir para um lugar novo é algo que anima qualquer um: mudança de ares, uma nova vizinhança, conhecer pessoas legais, entre outras oportunidades interessantes. No entanto, existe um problema que pode virar um pesadelo nessa hora: fazer mudança de casa.

Muitas pessoas adoram se mudar, empacotar tudo e reorganizar a vida em um novo local, mas elas são exceções. A maioria de nós só quer curtir a casa nova com o mínimo de estresse possível.

Para lhe ajudar a passar por esse desafio tranquilamente, reunimos algumas dicas valiosas que vão auxiliar você e sua família a fazer a mudança sem contratempos. Continue conosco e confira!

O que é necessário para fazer mudança de casa

Você já passou por toda a epopeia da procura de uma nova residência e o momento é de seguir em frente No entanto, ainda é preciso passar por mais um desafio: a mudança!

Para que você e sua família não sofram muito nesse período de transição necessário, é hora de entender a importância da organização da mudança para o seu novo lar.

1. Planeje os dias para a mudança

A atividade de se mudar demanda um bom planejamento, pois você terá de lidar com algumas responsabilidades na casa antiga e na residência nova. O ideal é tirar alguns dias de folga no trabalho para estar pronto para fazer a mudança no dia marcado.

O ato de planejar uma mudança deve considerar todos os aspectos ligados a essa atividade, como quantos dias deverão ser utilizados, a necessidade de contratação de empresa, o contato com o novo e o antigo síndico, entre outras medidas.

Considere que, ao sair de sua atual moradia, pode ser que alguns cuidados tenham de ser tomados, como pequenas reformas; desligamento de luz, água, telefone e internet; entrega de chaves e demais itens necessários.

2. Prepare a casa nova

Antes de se mudar, pode ser que sejam necessários alguns ajustes. Caso exista alguma reforma a ser feita, o melhor é fazê-la antes mesmo da mudança. É melhor fazer ajustes enquanto o local ainda está vazio, evitando a movimentação de trabalhadores durante a mudança ou após, quando a família já está instalada.

Com isso, evitam-se transtornos durante o período de adaptação ao novo lar. Outro ponto que deve ser observado em sua nova casa é checar o funcionamento das instalações elétricas e do encanamento.

Caso exista algum problema ou adequação a serem feitos antes da mudança, tenha cuidado. Confira as datas de instalações de energia, luz, telefone e internet para ter certeza de contar com todo o conforto após mudar-se. Afinal, você não quer ter de tomar banho frio durante alguns dias, não é mesmo?

3. Jogue fora aquilo que não quer mais

A mudança é uma oportunidade única para avaliar quais são os itens realmente necessários e aqueles que estão na casa apenas porque você não tem coragem de se livrar.

Uma dica de organização muito pertinente na hora de fazer uma mudança é descartar as coisas que você e sua família já não utilizam mais. É comum a acumulação de itens desnecessários ao longo do tempo. A mudança é o momento perfeito para deixar tudo isso para trás.

Separe todas as coisas que ainda podem ser utilizadas e faça doações para amigos, vizinhos ou instituições de caridade. Não tenha medo de jogar aquilo que está quebrado no lixo. Avalie a possibilidade de fazer um bazar, o qual poderá ter o lucro revertido para cobrir algumas despesas da mudança.

4. Separe alguns itens pessoais

A mudança para uma casa nova é uma aventura. Pode ser que no primeiro dia em seu novo lar, sua família não consiga encontrar nenhum item básico, como uma toalha de banho.

Por isso, é indicado separar alguns itens de sobrevivência pessoais para que você não tenha de sair caçando suas coisas em meio a um universo de caixas e pacotes. Além, é claro, de documentos seus e de seus familiares, os quais devem estar com vocês o tempo todo, evitando extravios.

5. Contrate um serviço de transporte

Algumas pessoas gostam de empacotar suas próprias coisas e catalogar tudo de acordo com suas características. No entanto, o ideal, para a maioria, é optar pela contratação de uma empresa responsável por embalar e transportar a mudança.

Existem diversas opções de fornecedores desse tipo de serviço no mercado. Para escolher o melhor, você deve pesquisar referências e analisar os serviços prestados pela empresa, como desmontagem de móveis, embalagem de itens, transporte, entre outros.

6. Esteja por dentro das regras do condomínio

Pode ser que você tenha escolhido uma casa em um condomínio ou apartamento. Nesse caso, é necessário atentar-se às regras impostas pelo estatuto com relação à mudança.

Em alguns condomínios, existem horários determinados para que você possa mudar-se. Outros, por exemplo, não lidam bem com o barulho e determinam como obrigatória a presença do síndico no momento da mudança. Fique atento a todas essas especificidades para evitar conflitos antes mesmo de se instalar em seu novo lar.

7. Livre-se do estresse

Essa dica não diz respeito realmente à mudança, mas sim ao seu estado de espírito. Mudar-se é um desafio e pode ser uma experiência traumática, com diversas caixas espalhadas durante semanas até que tudo seja organizado, ou seja, uma grande aventura.

Recomendados que não leve tudo tão a sério. Tente se divertir com a situação. Assumindo essa atitude, garantimos que em pouco tempo você verá a situação voltar ao normal. Tudo estará em seu devido lugar e você poderá curtir sua casa nova com sua família.

8. Fique de olho nos gastos

Como qualquer atividade, uma mudança pode gerar uma série de custos não previstos, desde a quebra de algum item durante a retirada até mesmo uma reforma na casa antiga.

Fique de olho e planeje bem cada uma das atividades ligadas à mudança para não acabar gastando demais. Caso seja necessário pintar sua residência anterior, faça uma pesquisa de mercado e economize na compra das tintas. Não deixe para resolver os problemas perto do dia da mudança, pois pode sair caro.

Fazer mudança de casa é algo que requer planejamento. Com tudo bem organizado, temos a certeza de que a experiência de ir para uma nova casa será inesquecível. Você ficará grato pelo tempo que investiu no planejamento!

Gostou deste conteúdo? Temos muito mais para você. Assine agora a nossa newsletter e não perca nenhuma de nossas publicações!

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

3 Comentários

  1. Sensacional artigo, trazer essas informações úteis para quem vai mudar é hiper interessante. Tua dica orienta de forma ampla que uma mudança planejada não traz atropelos e estresse. Obrigado por compartilhar…

  2. Excelente artigo! Completo e prático me ajudou muito a entender melhor uma organizar as coisas na hora de realizar uma mudança.

  3. Ótimas dicas. Fazer uma mudança de casa pode ser bastante estressante.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.