Vale a pena comprar um apartamento pequeno?

Vale a pena comprar um apartamento pequeno?

Adquirir um imóvel é um momento importante e que sempre gera diversas dúvidas. Afinal, todo mundo quer escolher o melhor lugar para morar, e há muitas características que precisam ser avaliadas antes de fechar negócio.

A localização, a segurança do bairro e a qualidade do acabamento são apenas alguns dos critérios que precisam ser observados. Outra dúvida muito comum está relacionada ao tamanho dos imóveis: será que é interessante investir em um apartamento pequeno?

Ao contrário do que acontecia antigamente, a maioria dos empreendimentos modernos, principalmente nas grandes cidades, são mais compactos. Se você morou em uma propriedade grande a vida toda, pode ter se assustado ao se deparar com tantos anúncios de apartamentos de 45-50 metros quadrados, ou medidas próximas a essas.

Neste post vamos falar sobre as principais vantagens e desvantagens de escolher um apartamento pequeno. Confira!

Vantagens de comprar um apartamento pequeno

Para muitas pessoas, ter um imóvel grande é sinônimo de morar bem. Entretanto, como veremos a seguir, uma propriedade compacta também pode trazer diversos benefícios aos seus moradores.

Preço

Como você sabe, comprar um imóvel exige alto investimento financeiro e é preciso ter certeza de que a propriedade cabe no seu bolso. É importante considerar, se for o caso, o valor das prestações do financiamento imobiliário, o valor do condomínio, do IPTU, entre outras despesas.

O preço do imóvel é uma das maiores vantagens quando falamos em apartamentos compactos. Geralmente, eles são muito mais baratos que os imóveis maiores na mesma região da cidade. Além disso, esse tipo de empreendimento favorece a redução do consumo de água e de energia elétrica, custos fixos extremamente relevantes para o orçamento doméstico.

Limpeza

Manter a casa limpa e organizada é fundamental para a qualidade de vida dos moradores. Se o apartamento é menor, será necessário menos tempo (e produtos de limpeza) para atingir esse objetivo. Isso sem contar que, com menos espaço, é muito mais difícil acumular objetos inúteis, o que favorece a organização.

Decoração

A decoração é importante para conseguir transmitir a personalidade dos moradores no ambiente e deixar o lar mais aconchegante. Em espaços compactos, pode fazer toda a diferença sem que você precise gastar muito dinheiro. É comum a necessidade de adquirir móveis planejados, que deixam o espaço mais funcional e elegante.

Localização

A localização é um dos fatores mais relevantes na hora de escolher o imóvel. Muitas vezes, os proprietários optam por regiões mais afastadas das suas zonas de interesse por conta do preço elevado das propriedades. Dessa forma, o tamanho pequeno pode ser compensado por uma excelente localização.

Praticidade

A rotina da maioria das pessoas é extremamente agitada, por isso, é natural buscar mais praticidade para dar conta de tudo. Com menos espaço, fica mais fácil transitar pelos cômodos da casa e encontrar os objetos no dia a dia. Além disso, qualquer mudança, seja para outra residência ou apenas para trocar os móveis de lugar, se torna menos complicada.

ofertas mitre

Conforto

O apartamento compacto é mais intimista e, com a ajuda da decoração certa, pode se tornar um lugar bastante acolhedor. O espaço reduzido também favorece a interação entre os moradores e convidados, o que pode tornar a rotina e os encontros mais agradáveis. A necessidade de equipar menos cômodos pode ser um incentivo para investir mais na qualidade dos itens e, consequentemente, no conforto do lar.

Segurança

Ninguém gosta de viver com medo dentro da sua própria casa, não é mesmo? Por isso, a segurança é algo que também precisa nortear a escolha do imóvel. A maioria dos apartamentos pequenos faz parte de condomínio novos, que geralmente têm portaria 24 horas e outros aparatos de segurança, como câmeras e portões eletrônicos.

Desvantagens de comprar um apartamento pequeno

Como tudo na vida, viver em um apartamento menor também tem as suas desvantagens. É sobre isso que vamos tratar agora.

Espaço

A falta de espaço também tende a trazer alguns problemas para o dia a dia. Receber um grande número de amigos ou familiares em casa, por exemplo, pode não ser confortável. Se a família tem ou pretende ter muitos móveis e objetos, o apartamento compacto pode não comportar tudo isso de forma adequada.

Animais de estimação

Como você sabe, alguns animais de estimação precisam de bastante área livre para viverem saudáveis. Isso também precisa ser levado em consideração antes da compra de um imóvel com dimensões reduzidas.

Filhos

Apartamentos pequenos são ideais para famílias pequenas. Se, por exemplo, um casal tem ou pretende ter muitos filhos, a falta de espaço pode se tornar um problema. É interessante ter certeza de que haverá dormitórios suficientes para acomodar todos confortavelmente.

Plantas

Além de embelezar o ambiente, as plantas melhoram o clima e a saúde dos moradores. É possível ter flores e folhagens em locais pequenos, entretanto, essa missão fica um pouco mais difícil. Afinal, algumas espécies crescem e precisam de mais espaço. Nesse caso, seria preciso selecionar e limitar de forma adequada o número de plantas da casa.

Dicas para decidir sobre o tamanho ideal

Agora que você já viu as principais vantagens e desvantagens do apartamento pequeno, deve estar se perguntando como decidir se ele é ou não ideal para a sua família. Nesse caso, não existe outra maneira a não ser analisar o perfil dos moradores e as expectativas em relação ao apartamento.

Se a ideia é aumentar a família em breve e ter animais de estimação, por exemplo, talvez seja necessário um imóvel maior. Agora, se o objetivo é comprar um apartamento barato, com uma boa localização e que seja prático de cuidar, um imóvel pequeno pode ser ideal.

Em resumo, veja quais são os pontos a serem analisados:

  • tamanho da família;
  • planos para o futuro;
  • estilo de vida;
  • orçamento disponível.

Escolher as características do novo endereço é um passo muito importante e que impacta diretamente na qualidade de vida dos moradores. A decisão sobre apartamento pequeno fica muito mais fácil com ajuda profissional. Nessas situações, o corretor de imóveis saberá orientar da maneira correta e vai analisar todos os aspectos para encontrar o melhor imóvel.

Gostou deste conteúdo? Aproveite para aprender como otimizar imóveis pequenos, aproveitando melhor os espaços!

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.