Veja algumas dicas para gerar leads para imobiliária

Muitas imobiliárias têm dificuldades em aplicar as novas ferramentas do mundo digital e gerar leads de qualidade em seu negócio para impulsionar suas vendas, e com isso, acabam ficando para trás de concorrentes que têm mais facilidade em utilizar essas soluções.

Em um mundo cada vez mais digital e com várias fontes de informação a disposição dos consumidores, é cada vez mais fundamental utilizar as tecnologias para gerar maiores oportunidades de negócio.

Neste post, nosso objetivo é mostrar a você o que são os leads, qual a importância desse termo aplicado no marketing para as imobiliárias, e ainda, dar algumas dicas incríveis de como você pode gerá-los de forma simples e rápida. Não perca!

Anunciar imóveis

O que são leads

Lead é um termo muito utilizado por profissionais de marketing e se refere a uma oportunidade de negócio, ou, um cliente em potencial, alguém que já demonstra certo interesse e gostaria de mais informações sobre o seu produto ou serviço.

Ou seja, é o consumidor que não está apenas olhando um produto ou serviço por curiosidade, ele tem a real intenção de adquirir tal item, e por isso, seu time de vendas tem maior chance de sucesso ao abordar esse tipo de cliente.

Gerar leads, dentro do mercado imobiliário, pode ser descrito como um processo de obtenção de informações acerca dos consumidores, que permite analisar os perfis e identificar quais clientes mais demonstram interesse.

Essa coleta de informações pode ser feita de várias formas, sendo que ao final deste post, listaremos algumas dicas muito simples e interessantes para realizar todo esse processo.

A qualidade do lead pode variar de acordo com o seu real interesse no produto. Esse atributo é altamente mutável, ou seja, pode ser que hoje um cliente não tenha sido atraído por uma oferta, mas outro produto pode chamar sua atenção.

Podemos concluir que um lead é gerado no mercado imobiliário sempre que um consumidor demonstra um interesse direto em conhecer mais acerca de um determinado item do catálogo, buscando por mais informações.

Qual a sua importância para uma imobiliária

Mesmo que a frase possa parecer um clichê, o mercado está cada vez mais competitivo, com a entrada de diversos novos players e a disrupção digital facilitando a criação de startups focadas em soluções imobiliárias.

Além disso, a economia ainda está se recuperando da última crise, o que demanda abordagens diferentes por parte das empresas que querem manter um faturamento aceitável e continuar crescendo.

Então você deve estar se perguntando, mas por que não focar os esforços do time de vendas em simplesmente tentar vender a qualquer cliente? Segundo Chat Holmes, autor do livro The Ultimate Sales Machine, os consumidores podem ser divididos em várias categorias:

  • comprando agora, 3%;
  • disposto a ouvir, 7%;
  • não está pensando nisso. 30%;
  • acredita não estar interessado, 30%;
  • tem certeza de que não está interessado, 30%.

Quando você permite que seu time de vendas foque suas atenções em todo e qualquer cliente, eles podem acabar perdendo um tempo enorme com consumidores que realmente não estão interessados, perdendo oportunidades.

Ao realizar um filtro de leads, buscando alcançar as duas primeiras categorias de clientes, suas vendas podem aumentar exponencialmente, pois os consumidores desses dois grupos estão realmente interessados em seu produto ou serviço.

Como gerar leads

Agora que você já sabe o que é e qual a importância dos leads no mercado imobiliário, é preciso aplicar determinadas estratégias para gerá-los com a qualidade esperada. Conheça algumas delas a seguir.

Forneça conteúdo rico

Uma das melhores formas de atrair clientes interessados em imóveis é iniciar um site ou blog que forneça informações de interesse desse público. Por exemplo, quem quer comprar um apartamento pode ter dúvidas sobre como decorar esse ambiente, que é menor que de uma casa.

Você pode incluir em seu site um post que informe à essas pessoas sobre dicas interessantes e que realmente agreguem valor, podendo responder seus questionamentos, fornecendo maneiras de elas entrarem em contato com o seu time e continuar a conversa.

Conheça bem o seu cliente

O que o seu cliente procura atualmente? Ele prefere praia ou montanha, atividades ao ar livre ou o conforto de casa? Esses são questionamentos fundamentais para entender o perfil dele.

Muitas vezes ele pode não ser um lead de qualidade para o seu catálogo atual de imóveis, mas pode se interessar futuramente por uma outra opção. Você só poderá saber disso se conhecer bem as demandas desse consumidor.

Utilize as redes sociais

As redes sociais são uma ferramenta incrível para se manter em contato com os clientes, ao mesmo tempo, em que se coleta dados muito interessantes para a geração de leads de qualidade.

Clientes que interagem diretamente com as páginas da imobiliária podem ter um maior interesse em determinados produtos, sendo que essa interação pode ser uma curtida, um comentário ou qualquer outra possibilidade que a rede permitir.

Faça eventos e demonstrações

A visitação aberta de produtos é uma ótima forma de reunir, em um só local, uma grande quantidade de leads, e ainda, serve não apenas para identificá-los, mas também para colher informações acerca deles.

Você pode fazer eventos que atraiam determinado público, como um seminário sobre as oportunidades de financiamento. Ao mesmo tempo, por meio de um formulário de cadastro, você pode conhecer melhor seus clientes e gerar leads.

Crie uma lista de e-mails

As listas de e-mail ainda são boas formas de atrair a atenção de clientes e gerar leads, elas podem ser combinadas com uma estratégia de conteúdo para incentivar a assinatura pelo cliente.

A partir disso, é preciso enviar, de forma contida e não intrusiva, e-mails com lista de produtos e ofertas de acordo com as informações de preferência do consumidor, despertando seu interesse por determinados itens.

Gerar leads é algo fundamental no mercado imobiliário hoje, pois permite focar todos os esforços do time de vendas apenas nas oportunidades reais de negócio, evitando o desgaste da imagem da imobiliária com clientes que não tem interesse.

Calma, ainda não acabou! Separamos um conteúdo complementar para ajudar você a montar uma estratégia de marketing campeã para a sua imobiliária, confira agora mesmo em nosso próximo post!

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

  1. Primeiramente gratidão pelo excelente conteúdo! Que post incrível, abriu minha mente para muitas coisas. Adorei demais o blog e já ganhou um novo leitor, e inscrito, grande abraço!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.