Sala com um exemplo de organização de casa

Veja nossas 15 dicas para organização da casa!

Manter a organização da casa diariamente é, muitas vezes, um desafio. Principalmente para quem não tem tempo para nada. Mas você sabia que conseguir organizar os espaços de sua residência e, principalmente, mantê-los arrumados contribuirá para que tudo flua mais facilmente na sua rotina?

Certamente, a organização dos ambientes colabora para uma maior produtividade no dia a dia. Tudo fica mais fácil, você economiza tempo, tem mais conforto e bem-estar — e o melhor: diminui o nível de estresse. Nada melhor do que chegar em casa e encontrar tudo arrumado e organizado, não é mesmo?

Sendo assim, vamos dar 15 sugestões de como conseguir uma melhor organização em cada cômodo do seu lar. Acompanhe!

Sala de estar

A sala de estar é o local onde nós recebemos as pessoas e é a primeira impressão que elas têm de nossa casa. Por isso, é o ambiente considerado o cartão de visitas de qualquer residência. Começaremos, então, por ela, que precisa estar sempre bonita e muito bem organizada.

1. Faça da sua sala um espaço de fácil circulação

Esse espaço deve ser um local de fácil circulação, ou seja, em que se possa caminhar entre os móveis de forma tranquila sem o risco de esbarrar nos objetos.

2. Escolha móveis proporcionais ao tamanho do ambiente

Os móveis escolhidos para esse ambiente precisam ser proporcionais ao tamanho do cômodo. Para salas com pouco espaço — uma tendência cada vez maior do mercado imobiliário —, busque móveis pequenos e evite entulhar o local. O “menos é mais” na sala de estar também.

3. Evite deixar objetos largados

Para manter esse ambiente sempre arrumado, evite chegar da rua e largar objetos nele, como bolsas, casacos, entre outros. Esse hábito contribui para a bagunça da casa.

Quarto

 

4. Mantenha tudo no seu lugar para a organização da casa

O quarto é um cômodo da casa muito propício à bagunça. Para evitá-la, não pendure roupas que você acabou de trocar, guarde-as ou as coloque para lavar. Não mantenha seus sapatos fora da sapateira, não deixe nada fora do lugar. Tudo que pegar, após o uso, retorne ao local de origem. Com essas dicas, manterá esse local da casa em ordem.

5. Utilize caixas organizadoras

Se você tem um closet, ótimo, dispõe de bastante espaço. Para deixá-lo sempre bem-arrumado, abuse das caixas organizadoras, que evitam que os objetos menores se espalhem pelo local e permite que, assim, possam ser encontrados com facilidade.

Se seu caso é um armário comum, utilize também os organizadores de todo tipo, visto que contribuem para que tudo fique no seu devido lugar — e o melhor é que tudo de que você precisar vai encontrar rapidamente.

6. Aproveite a funcionalidade dos criados-mudos

Para seu conforto e bem-estar, tenha também em seu quarto criados-mudos, que são móveis muito úteis. As mesas de cabeceira, como também são chamados, servem para colocar alguns objetos que precisamos ter por perto quando estamos na cama, como abajur, celular, livros — mas não esqueça: nada de entulhá-los. E uma dica: prefira aqueles com gavetas, que contribuem, também, para a organização do cômodo.

Esse espaço fica ainda mais agradável com uma bela cortina, que comporá a decoração e contribuirá para que você possa controlar a luminosidade do quarto.

Quarto das crianças

Esse é o espaço da casa reservado para a bagunça dos pequenos, onde eles brincam e espalham seus brinquedos. Mas acredite: ele pode se tornar um ambiente também muito organizado.

7. Arrume os espaços com o auxílio de caixas organizadoras

Para isso, além dos móveis normais, como a cama e o armário, adquira caixas organizadoras, que são excelentes para guardar todos os brinquedos após as brincadeiras. Isso, além de ajudar a manter o cômodo sempre arrumado, conscientiza e educa as crianças a se organizarem e a deixarem tudo sempre em ordem.

8. Doe os brinquedos que não são mais usados

Se você acha que seu filho tem muitos brinquedos e já está quase impossível manter a arrumação do cômodo, será que não está na hora de doar alguns? Essa medida, além de incentivar as crianças a dividirem o que elas têm, contribui para deixar esse espaço mais organizado.

A dica é separá-los por tipo, como carrinho, jogos, bonecos ou bonecas, entre outros, e organizá-los em caixas grandes, colocando a identificação em cada uma delas.

9. Aproveite a praticidade dos nichos e prateleiras

Outras sugestões de móveis, que contribuem para a organização, são os nichos e prateleiras fixados na parede — que economizam espaço e são boas opções de acomodar os brinquedos que não estão mais em uso, além de serem boa alternativa de decoração do espaço.

Cozinha

A cozinha é um cômodo da casa que requer muita ordem. Isso pode ser feito deixando mais acessíveis os objetos mais utilizados.

10. Opte por um gaveteiro

Uma boa forma de tornar isso possível é por meio de muitas gavetas. Um gaveteiro com cinco gavetas é o suficiente para colocar os itens mais utilizados.

Na primeira, organize os talheres utilizados no dia a dia. Na segunda, coloque os talheres maiores, como colheres grandes, conchas, garfos grandes e facas de corte. Na terceira, ponha guardanapos, luvas, papel-toalha, entre outros itens usados diariamente. Uma delas você pode reservar para ordenar seus panos de prato, e uma boa dica é agrupá-los em forma de rolinhos, para economia de espaço.

11. Torne sua cozinha funcional

Outra forma de deixar sua cozinha mais organizada é dispor os móveis de forma a torná-la bem mais funcional. Exemplo disso seria dividi-la por setores. Fogão, pia, local para refeições e a geladeira por perto, para fácil acesso. A ideia é deixar a cozinha o mais prática possível, a fim de mantê-la sempre em ordem e arrumada.

Lavanderia

Em grande parte das residências, a lavanderia é o local onde acumulamos coisas que não estão mais em uso. Por isso, tende a ser o local da bagunça. Mas saiba que mesmo sendo um local onde são guardadas muitas coisas relacionadas à faxina e à limpeza, pode, sim, ser um ambiente organizado.

12. Desfaça-se de objetos que não estão sendo utilizados

Organize o local, desfazendo-se de objetos que não serão mais utilizados. Ordene-os em sacos de lixo, colocando em um deles aqueles que podem ser doados e em outro, aqueles que irão para o lixo.

13. Adquira um móvel para guardar utensílios de faxina

Existem móveis específicos para guardar vassouras, baldes, panos, entre outros itens. São armários para a área de serviço que deixam o espaço muito organizado. Experimente!

Banheiro

O banheiro é um dos ambientes da casa mais utilizados, e devemos mantê-lo sempre muito em ordem.

14. Use pequenas caixas organizadoras

Comece pela bancada, que não deve nunca estar entulhada de objetos. Esse local pode ser arrumado com caixas organizadoras, para colocar os itens mais usados. Quanto menos objetos você tiver sobre a bancada do banheiro, mais arrumadinho ele ficará.

15. Coloque um armário ou gaveteiro sob a bancada

Um armário sob a bancada é também uma boa forma de manter o ambiente organizado. Se você não deseja um, existem gaveteiros que podem ser encaixados sob ela e também contribuem muito para ordenar alguns objetos no banheiro, tornando o ambiente o menos poluído possível.

Agora, é só colocar as dicas de organização da casa em prática e manter tudo sempre bonito e bem-arrumado. Assim, sobrará mais tempo para que você se dedique a outras coisas também muito importantes.

Gostou do artigo? O que acha, então, de assinar nossa newsletter no menu à direita e ter acesso a outros posts interessantes como este? Estamos sempre produzindo bons conteúdos para nossos leitores!

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.