
Veja os 8 melhores de bairros para se morar no Rio de Janeiro
Não é à toa que o Rio é conhecido pela alcunha de Cidade Maravilhosa. Afinal, a localidade é repleta de praias incríveis, além de pontos turísticos estonteantes conhecidos no mundo inteiro. Em especial, podemos destacar o Cristo Redentor, que recebe a todos que o visitam de braços bem abertos.
Os bairros do Rio de Janeiro são bem variados e atendem a diversos gostos e bolsos. Na verdade, é uma cidade bem democrática, com um custo de vida comparável a outras grandes do Brasil e com um bom leque de opções que atendem aos mais variados estilos de vida.
A metrópole carioca é também dona de uma excelente infraestrutura, com variedade de transporte e diversidade em educação — com muitas escolas e universidades tradicionais e renomadas.
Por isso, independentemente se você deseja residir em apartamento ou casa, trouxemos as vantagens de morar no Rio. Vamos mostrar, também, algumas sugestões de bairros com excelentes imóveis indicados para as mais variadas famílias. Confira, abaixo!
Quais as vantagens de morar em um dos bairros do Rio de Janeiro?
Morar no Rio é um grande privilégio, afinal, o local oferece paisagens deslumbrantes em pleno centro urbano. Não há como não se encantar de cara com a Cidade Maravilhosa. As vantagens são muitas, confira:
- pontos turísticos com paisagens deslumbrantes, como o morro do Pão de Açúcar e o Corcovado,
- grande variedade de praias encantadoras, como Ipanema, Copacabana, Recreio, Urca, entre outras;
- vida noturna com muitas opções em todas as áreas, desde o centro até os bairros mais charmosos, como Ipanema e Copacabana;
- grande número de shoppings centers espalhados por toda a cidade;
- educação com oferta significativa de escolas e universidades renomadas;
- clima convidativo para curtir bastante as belezas naturais;
- maior Carnaval do mundo para quem ama esse evento, com desfiles memoráveis de escolas de samba;
- o maior festiva para os amantes de música — o Rock in Rio é, sem dúvidas, uma atração e tanto;
- muito verde, como a Floresta da Tijuca, a Quinta da Boa Vista, o Bosque da Barra, a Vista Chinesa, o Jardim botânico, entre outros.
Como foi possível conferir, não faltam motivos para se decidir pelo paraíso, não é mesmo?
Quais os melhores bairros do Rio de Janeiro para morar?
Veja, então, alguns dos bairros mais incríveis para morar no Rio!
1. Copacabana
Esse bairro dispensa muitas apresentações, afinal, abriga um dos maiores espetáculos de Réveillon do Brasil. Se você deseja morar em uma região central com toda a infraestrutura ao redor, então, Copacabana é a opção perfeita para isso.
São vários supermercados, lojas, variados meios de transporte, bancos, entre outros estabelecimentos extremamente necessários para o cotidiano das pessoas. A tradicional “princesinha do mar”, como o bairro é conhecido, oferece também ótimas alternativas para sair à noite.
Em Copacabana, há diversas opções de bares, restaurantes, baladas e duas estações de metrô para facilitar o trajeto. Para os mais interessados em manter uma rotina fitness, a orla da praia de Copacabana é um ponto excelente para prática de exercícios físicos ao ar livre.
Você pode escolher entre caminhar, andar de bike e correr, entre muitas outras opções. Conta também com excelentes academias para quem prefere treinos indoor.
2. Recreio dos Bandeirantes
Outra possibilidade bem interessante é o Recreio dos Bandeirantes, pois conta com paisagens fantásticas, praias incríveis, além de um clima extremamente acolhedor. A área, localizada na região oeste, está em franca ascensão, especialmente por estar situada ao lado do prestigiado bairro da Barra da Tijuca.
Por conta disso, há inúmeras construções de condomínios residenciais, tornando-se uma região em expansão. O bairro vem chamando a atenção dos cariocas e dos interessados em se mudar para o Rio.
O Recreio oferece aos seus moradores uma boa infraestrutura, com acesso a vários tipos de transporte, educação — com escolas e faculdades —, além de um farto comércio, com restaurantes e shoppings centers.
Como é um bairro tranquilo, de ritmo calmo, e que oferece uma boa qualidade de vida com boas opções de lazer, é bem comum ver os moradores pedalando e caminhando por sua ciclovia. Até porque conta com as belíssimas praias, como a do Recreio, Grumari e Prainha, ótimos locais para curtir um fim de tarde e tirar belas fotos.
3. Jacarepaguá
Sendo um dos maiores bairros da capital carioca, Jacarepaguá reúne uma área verde considerável para morar. A região cresceu significativamente, principalmente, depois da inauguração da linha amarela, que melhorou o acesso à região.
Além disso, é bem localizado, facilitando o deslocamento para o centro, zona norte, zona sul e, especialmente, para a praia da Barra da Tijuca. A praticidade é outro ponto positivo desse lugar.
Jacarepaguá conta com centros comerciais e empresariais, além de ser próximo ao parque Olímpico da Barra. Uma boa notícia é que as construtoras da região estão com estoque de diversos imóveis prontos para morar nesse charmoso bairro do Rio.
4. Lagoa
Um dos bairros mais desejados para se morar no Rio de Janeiro com a família é a Lagoa. Ele recebe esse nome por ter sido construído ao redor de um dos maravilhosos cartões-postais do Rio de Janeiro: a Lagoa Rodrigo de Freitas.
Trata-se de uma região nobre e sofisticada da zona sul e excelente para quem gosta de se exercitar. Afinal, conta com uma ciclovia ampla, pista de corrida, parques, quadras esportivas e uma extensa área de preservação ambiental.
É um local muito agradável para começar o dia se exercitando ao ar livre e ao lado da beleza natural da Lagoa Rodrigo de Freitas. Os moradores podem contar, também, com opções gastronômicas variadas para se deliciar sem medo de ser feliz. Além disso, contam com uma vizinha muito famosa: a praia de Ipanema.
5. Ipanema
O bairro que foi eternizado na canção de Tom Jobim e Vinícius de Morais é um dos mais procurados para se morar. Afinal, dispõe de imóveis de alto padrão e fica em uma das regiões nobres da zona sul do Rio. É um local animado e bem jovial, que conta com grande variedade de bares, teatros, restaurantes e demais alternativas culturais.
Quem deseja morar no lar dos sonhos, encontra em Ipanema a realização completa, visto que é um bairro inconfundível. Além disso, oferece um comércio abundante, incluindo lojas de ruas tradicionais, que tornam algumas ruas da zona sul do Rio bem atraentes.
Um dos charmes de se morar em Ipanema é ficar bem próximo ao morro Dois Irmãos e da Pedra do Arpoador — que tem outra opção de praia bem próxima ao bairro. Por fim, como não apreciar viver em um local com o pôr-do-sol mais belo da cidade?
6. Barra da Tijuca
Conhecida como a Miami brasileira, a Barra da Tijuca cresceu vertiginosamente. Trata-se de um bairro de classe média alta, localizado no litoral carioca, e que concentra uma grande infraestrutura, com escolas, faculdades, meios de transporte variados — como o metrô e muitas linhas de ônibus — e diversos shoppings.
O local é ideal para quem aprecia a natureza, com a praia em mar aberto e bem movimentada, principalmente, no verão, e algumas áreas verdes, como o Bosque da Barra. O bairro carioca oferece, ainda, muitas possibilidades de atividades ao ar livre, como caminhadas no calçadão, passeios de bike pela ciclovia, e, logicamente, um banho de mar renovador.
A Barra conta com condomínios que são verdadeiras minicidades, ou seja, têm uma infraestrutura com escolas, academias, comércio e tudo mais para que as famílias se mantenham em segurança.
7. Leblon
Leblon é um dos mais tradicionais bairros do Rio de Janeiro. Essa região dispõe de uma vida noturna agitada e dezenas de opções culturais. Quem costuma curtir as novelas da Rede Globo vai se sentir verdadeiramente em uma, pois muitas celebridades moram por ali e desfrutam dos benefícios da região.
Por se tratar de um bairro pequeno, em que não há muitas construções, os preços dos imóveis costumam ser altos, exigindo um planejamento financeiro eficaz. Todavia, se você busca qualidade de vida, bairro acolhedor para a família, opções de lojas de luxo e segurança, fará um válido investimento!
8. Tijuca
Por fim, mas tão relevante quanto as demais opções, esse bairro tradicional e bem familiar da zona norte do Rio oferece uma boa qualidade de vida aos moradores, com um comércio de rua farto e excelentes shoppings centers. Para as crianças, o local conta com escolas tradicionais, e para os jovens, faculdades bem conceituadas.
Destaca-se, também, por oferecer uma boa infraestrutura, com variedade de transportes. Entre eles, o metrô que, além de ligar a área ao centro da cidade, conecta-o a outros bairros importantes, como Botafogo e Ipanema.
No quesito lazer, o local é agraciado com um dos clubes mais tradicionais do Rio, o Tijuca Tênis Clube, que oferece inúmeras atividades. Sua localização privilegiada garante, também, frequentar o Maracanã a pé para assistir a partidas de futebol, assim como a shows — também realizados nesse espaço.
No entanto, a maior atração do bairro é a Floresta da Tijuca, considerada uma das maiores áreas verdes urbanas do mundo, com 3 958,47 hectares. O point é perfeito para passeios e trilhas.
Mesmo com tantas opções atraentes, o ideal é que — antes de tomar qualquer decisão sobre a compra de um imóvel em um desses bairros do Rio de Janeiro — você analise o estilo de vida de cada um deles e conheça suas necessidades. Isso será essencial para que faça um bom negócio e não se arrependa depois.
Gostou deste post? Leia, então, outro conteúdo bem interessante que fala sobre as vantagens de morar perto do trabalho!
29/06/2019 às 09:16
Corigindo somente um item. Tijuca é um bairro e barra da tijuca, outro
01/09/2019 às 19:28
Jacarepaguá? Deus o livre todos os meus amigos estão correndo de lá.
27/01/2020 às 13:57
Jacarepaguá??? Tem alguma coisa muito equivocada nessa matéria. Jacarepaguá está super perigoso. Para chegar a algum bairro bem próximo, tem que ter muita paciência, pois o trânsito é simplesmente insuportável. Então não tem como ser um bom bairro para se morar.
07/02/2020 às 11:31
Nitidamente a matéria foi escrita por uma alguém com conhecimento zero sobre a cidade do Rio de Janeiro.
13/02/2020 às 10:49
Até onde eu sei a Barra da Tijuca é conhecida por BARRA, mas chamá-la de Tijuca só serve pra mostrar que o autor da matéria não faz ideia do que está fazendo… Rsrsrs
18/02/2020 às 23:22
Copacabana , Recreio, Jacarépagua ???!!! Meu Deus ! Quem escreveu este post certamente não conhece minimamente o Rio de Janeiro! Sou carioca, moro aqui desde que nasci e alerto:
Copacabana só tem fama. É tumultuada, suja, praias poluídas, moradores de rua em todas as esquinas. Um caso de desleixo das autoridades.
Jacarépagua, antro de criminalidade, lugar perigoso ! Outrora, há uns 10, 15 anos era um bairro aprazível e bucólico mas infelizmente hoje em dia, um conselho: passem longe. Aliás é muito distante dos pontos turísticos e dos melhores bairros.
Falando em distância, Recreio dos Bandeirantes é mais de 1 hora e meia do aeroporto Santos Dumont. Em dias de muito trânsito se leva umas 2 horas pra chegar.
Quanto à Barra da Tijuca ( atenção TIJUCA é um bairro da Zona Norte do Rio e não tem praia. BARRA da TIJUCA é um outro bairro. Na Barra da Tijuca tem prais limpas e extensas, porém de ondas altas. E também é um bairro muito distante do aeroporto Santos Dumont e atrações turísticas, Centro, etc. Fica antes um pouco do Recreio. Se leva entre uma e duas horas de UBER para chegar.
Minha opinião de melhores bairros:
1. Urca , tranquilo, bairro onde fica o bondinho do Pão de Açucar. Bem seguro, pois tem uma base militar lá. Tem uma praia, às vezes poluida, às vezes boa pra banho, E outra praia mais brava, chamada Praia Vermelha. Ótimo bairro. Bucólico e bonito. Parece uma cidade do interior. Imóveis caros e raros para alugar e vender. Uns 30 minutos do aeroporto Santos Dumont
2. Flamengo, excelente. Muito comércio, parque Aterro do Flamengo, alugueis em conta
3. Catete, excelente. Colado no Flamengo
4. Leblon, excelente no entanto caro
5. Lagoa, excelente, no entanto caro e elitista.
6. Ipanema, excelente, no entanto caro e elitista
7. Jardim Botânico, excelente, porém caro
8. Bairro de Fátima, um pequeno oásis bem no Centrão da cidade. Aluguéis baratos. Muito comércio. No entanto, a noite é meio estranho, pois fica colado na Lapa. Mas dá pra morar bem.
Deveriam refazer o post !
30/08/2020 às 21:35
Concordo plenamente, e entre esses que você citou, a minha primeira opção seria o Flamengo. E ainda tem Humaitá, Leme, etc… Tijuca hoje é um lugar extremamente perigoso, assim como Jacarepaguá, rodeado de favelas (infelizmente). Barra tem tudo próximo com relação a comércio e medicos, além de algumas grandes empresas, mas de fato é extremamente longe do Centro e aeroporto, já o Recreio falha em tudo, a única coisa boa são as partes verdes, principalmente pela proximidade de bairros como Vargem Grande, que é um interior dentro da grande cidade (ótimo para relaxar sem ir muito longe). Infelizmente no Rio hoje existem poucos lugares tranquilos, mas continua sendo uma bela cidade. Tenho fé e esperança que nossa situação um dia mude.
06/10/2020 às 23:08
Ana muito bom o seu comentário. Quais os outros bairros interessantes em conta para se morar?
24/11/2020 às 02:21
Muito bom seu comentário!
25/10/2020 às 19:17
Também sou carioca há 71 anos , que me conste , nascida na Glória e moradora de Copacabana desde que nasci . Copacabana era simplesmente , linda e o Rio sem dúvida nenhuma era a Cidade Maravilhosa . Ainda é pela natureza que possui e que apesar de tudo sempre Ser a um verdadeiro cartão postal. Lamentável é em qualquer bairro , o desmatamento causa do pelas favelas que cada dia aumentam mais . Sei que muitos trabalhadores moram em favelas , mas , infelizmente , sua arquitetura de becos e ruelas abrigam traficantes e marginais com armamento pesado que aterrorizam os moradores de dentro e fora de favelas . Isso está se espalhando pelo Rio de Janeiro e indo para outros Estados do Brasil. A situação está bem mais seria do que possam imaginar . Não posso falar da Zona Oeste , mas de Copacabana , a situação é aterrorizante !!!! Se o próximo prefeito não tomar medidas humanas e também de segurança severas a situação ficará insustentável. Quanto a limpeza da cidade . O carioca com tanta favela à volta é muito porco . Bastava observar um fim de seção de cinema numa sala em Copacabana e Ipanema : um lixo , pipoca no chão, barata de água na cadeira . As pessoas eram incapazes de levar seu lixo e jogar fora na lixeira da saída. Isso não ocorria em salas de cinema chamados em outro comentário no Bairro do Leblon de ” elitista ” . Elitista ou pessoas de uma classe social mais educada e civilizada ???.Sou carioca com.muito orgulho . Carioca da gema !!!! O Rio de Janeiro é a Cidade Maravilhosa e ninguém lhe tira esse posto e vou mais além nem todos os que moram no Rio de Janeiro e em Copacabana são porcos. Há muita ” elite ” por aqui . Eu e minha família fazemos parte dela . Amamos Copacabana . Infelizmente estão acabando com o bairro ……É mesmompagando impostos altíssimos vemos nossas matas sendo ocupadas por casebres ,traficantes e bandidos . É isso .
27/01/2021 às 09:56
Não citaram as milícias que estão se espalhando pela cidade e se não fizerem algo vão chegar a outros estados , são bandidos que expulsam as famílias de suas casas ameaçando mata-los, cadê a policia , eles são tão criminosos qto os traficantes, afinal o povo elegeu um deles, acho que o melhor e morar fora do Rio de Janeiro, creio que a coisa só
tende a piorar.