Plenário do senado aprova destaques e projeto de distrato retornará à câmara dos deputados

Vendas de imóveis somam 98.138 unidades entre Janeiro e Novembro, alta de 5,2%

São Paulo, 25/01/2018 – As vendas de imóveis novos têm crescido ao longo do ano, ao mesmo tempo em que recuam os cancelamentos de negócios – os chamados distratos – de acordo com pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), em parceria com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc).

A pesquisa mostra que entre janeiro e novembro as vendas de imóveis novos cresceram 5,2% ante igual período do ano passado, para 98.138 unidades. Já os lançamentos de imóveis novos totalizaram 68.808 unidades entre janeiro e novembro de 2017, alta de 15,1% em relação ao registrado no mesmo período do ano anterior.

Nos últimos 12 meses, tanto os lançamentos (78,8 mil unidades) quanto as vendas (107,9 mil unidades) de imóveis novos cresceram – respectivamente, 9% e 4,5% em relação ao registrado no período imediatamente anterior.

Na divisão por segmento, contudo, é possível identificar diferenças no desempenho dos empreendimentos residenciais de médio e alto padrão (MAP) e dos empreendimentos residenciais vinculados ao programa Minha Casa Minha Vida (MCMV).

Segundo a pesquisa, os lançamentos residenciais de médio e alto padrão recuaram 4,1% nos últimos 12 meses, enquanto as vendas do segmento ainda acumulam queda de 11% frente ao período precedente. Já o número de lançamentos residenciais do programa MCMV aumentou 16% nos últimos 12 meses em relação ao período anterior, tendência positiva acompanhada pelo aumento de 29,7% no volume de vendas na mesma base de comparação.

Em novembro, a relação entre distratos e vendas era de 23,7%, um recuo ante os 31,2% de outubro.

Considerando todos os segmentos, foram contabilizados 34,8 mil distratos nos últimos 12 meses, o equivalente a 32,3% das vendas de imóveis novos. No mesmo período, a relação entre distratos e vendas do segmento médio e alto padrão foi de 43,8%, enquanto esse porcentual foi de 17,7% entre empreendimentos MCMV.

Levando-se em conta a safra de lançamentos mais antiga na série histórica, do primeiro trimestre de 2014, a proporção de distratos entre as unidades vendidas do segmento médio e alto padrão é de 33,9%, porcentual que supera os 21% registrados para a mesma safra de empreendimentos do programa Minha Casa Minha Vida.

Os dados abrangem imóveis novos, dos segmentos residencial, comercial e loteamentos, desenvolvidos por 20 empresas associadas à Abrainc, com atuação espalhada por diversos Estados e concentração na Região Sudeste. (Dayanne Sousa – dayanne.sousa@estadao.com)

 

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