Viabilidade de publicidade: é mais vantagem utilizar mídia online ou offline?

DSG

A evolução da tecnologia e dos meios de comunicação proporcionou mudanças significavas na publicidade, dividindo a mídia em online e offline. Esta transformação gerou questões sobre a viabilidade de publicidade, fazendo com que especialistas fiquem em dúvida entre qual dos meios se tornou mais vantajoso. 

Continue a leitura do texto para conhecer as características das mídias online e offline. Durante o conteúdo apresentado, vamos mostrar quais são os benefícios apresentados por cada uma e ajudar a conclusão sobre qual é a estratégia de divulgação que mais se adéqua ao seu estabelecimento. 

O que é a mídia tradicional? 

Também conhecida como mídia offline, esta publicidade envolve todos os tipos de estratégias que não utilizam a internet para conseguir atingir os clientes. Existem diversos exemplos de comunicação offline, entre eles são o outdoor, propagandas na TV, spots de rádio, serviços de panfletagem e anúncios de jornais e revistas. 

Existem muitas dúvidas a respeito da efetividade da mídia offline, no entanto, é importante ressaltar que existe uma grande audiência nestes meios. O público frequenta as ruas, assiste programas de televisão, folheia revistas, escuta o rádio e estar presente nesses meios de comunicação, é essencial para marcar presença na vida dos seus consumidores. 

Como a mídia online cresceu tanto?

A expansão da mídia na internet foi surpreendente nos últimos anos, essa evolução se deve ao crescimento do número de profissionais nesse mercado. Com isso, houve um aperfeiçoamento de estratégias que resultaram em conquistas positivas, chamando a atenção de grandes empresas. 

Diferente da mídia offline, aqui estamos falando de todos os tipos de publicidade que necessitam da internet e ferramentas digitais para serem direcionadas ao público-alvo. A principal viabilidade de publicidade online é o seu custo baixo e a oportunidade de atingir uma audiência maior e mais segmentada. 

Podemos citar como exemplo de mídia online os anúncios patrocinados em redes sociais e plataformas de streaming, promoções de e-commerce e produções de conteúdo por influenciadores digitais. 

O que considerar antes de escolher a mídia ideal?

Os benefícios adquiridos por empresas que entendem a importância de viabilizar a publicidade são surpreendentes. Utilizar as mídias online e offline para elaborar novas metas e atingir os números esperados é prioridade nos setores responsáveis. 

Buscando auxiliar o seu entendimento das mídias, separamos alguns itens que devem ser considerados na hora de escolher qual publicidade se deve utilizar, tanto no meio online, quanto no offline. Acompanhe os itens a seguir para saber mais. 

Definir o alcance de público desejado 

Quando a mídia online surgiu, muito se comentou que essa publicidade seria estreitamente voltada ao público mais jovem, conhecido como Geração Millennials. No entanto, alguns anos depois a internet já se mostrou capaz de abranger todas as idades de maneira diferenciada. 

Com a praticidade oferecida pelas mídias online, alcançar um público pré-determinado ficou muito mais fácil. Apenas alguns cliques são necessários e pronto, o seu conteúdo será direcionado rapidamente para os perfis que se encaixam na descrição informada. 

A mídia tradicional é capaz de atingir todos os públicos, separados por regiões demográficas, idades e locais frequentados. Por meio de uma pesquisa segmentada de público-alvo é possível estudar corretamente todos os dados necessários para planejar uma estratégia de alcance completo dos seus possíveis consumidores, sem utilizar a internet. 

Estudar o público-alvo

A viabilidade de publicidade só é possível a partir da definição precisa do público-alvo. Um estudo de faixa etária, gênero, classe social, renda individual, profissões e localização geográfica é indispensável na hora de realizar um planejamento eficiente para conquistar bons resultados. 

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Com a descrição do público-alvo, a escolha entre a mídia online e offline fica muito mais fácil. Definir quais serão as áreas de abrangência de uma campanha e como atingir o consumidor no momento ideal, aumenta as chances de atração para compra na empresa anunciada.

Analisar os custos de produção 

Para averiguar a viabilidade de publicidade, é necessário pesquisar quais são os custos de produção e ROI (Retorno Sobre o Investimento) de cada mídia.

Quando uma empresa opta por investir em mídia online, os riscos de não existir um retorno desejado são menores, uma vez que é mais fácil direcionar o conteúdo anunciado, ao contrário dos anúncios tradicionais. 

Vale lembrar que ao utilizar as mídias online, é possível suspender um anúncio que não está gerando o resultado esperado e replicá-lo em outros espaços para obter um ROI positivo.

Os custos de divulgação em uma mídia tradicional costumam ser mais caros, dependendo do veículo escolhido, mas o retorno gerado a partir de uma ação de qualidade é capaz de superar o investimento. 

Qual é a melhor mídia?

Não existem conceitos que possam definir entre a mídia online e offline e qual delas é a melhor. O que se pode afirmar é que ambas apresentam bons resultados quando aplicadas da maneira correta para o segmento de público de cada anunciante. 

Em vez de ficar na incógnita da escolha entre ambas, por que não escolher as duas? Para conciliar as duas, basta realizar um planejamento estratégico, direcionando parte da sua verba para cada uma das mídias que são mais utilizadas pelo público-alvo definido para o estabelecimento. 

A mídia offline trabalha com uma concretização da marca, ela utiliza logomarcas, endereços, telefone, etc. Com a mídia online é possível interagir com o público em qualquer lugar do mundo sem a necessidade de um espaço físico. 

Os consumidores atuais são multicanais, ou seja, estão presentes em diversas plataformas ao mesmo tempo. Sendo assim, unir campanhas utilizando as mídias online e offline com diferentes meios de comunicação que se interligam entre si, pode proporcionar resultados ainda mais positivos.  

Conforme falado anteriormente, não é possível definir qual é a mídia indicada para cada estabelecimento, essa é uma decisão que deve ser tomada apenas mediante estudo de público-alvo. A definição dos meios de comunicação utilizados para divulgar uma marca ou se comunicar com o clientes, se tornou crucial para atingir os objetivos de uma empresa.

O recomendado para que os estabelecimentos consigam atingir as suas metas, seja estabelecer uma conexão entre ambas as mídias ou definir qual meio de comunicação, deverá ser a sua prioridade. No entanto, um ponto de partida relevante para prosperar a marca é a definição do público-alvo e dos objetivos a serem atingidos, garantindo a viabilidade de uma publicidade assertiva.

O que você achou do nosso texto? Conseguiu decidir qual mídia é mais vantajosa para o seu empreendimento? Deixe um comentário aqui no post! 

 

 

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