Conheça a Vila Mariana, bairro da Zona Sul de São Paulo

Conhecida como uma das regiões mais charmosas e tradicionais de São Paulo, Vila Mariana está localizada na Zona Sul da capital, próxima a outros locais bem conhecidos, como Moema, Paraíso e Ibirapuera. A área é conhecida por suas variadas árvores e pela tranquilidade que transmite a quem mora ou passeia por lá.

Outra característica que chama atenção nesse espaço de São Paulo é a mistura do antigo com o novo, revelada nos seus sobrados com ruas estreitas e, ao mesmo tempo, com a presença de prédios modernos e sofisticados.

Vamos conhecer um pouco mais sobre esse bairro agradável de São Paulo? Continue conosco e confira!

História de Vila Mariana

Quem mora em São Paulo conhece pelo menos duas versões sobre a história do bairro Vila Mariana. Uma delas refere-se à origem de seu nome, cuja denominação teria vindo da junção de Maria e Anna — unidos por Carlos Eduardo de Paula Petit para dar personalidade ao bairro.

A outra versão diz que o nome refere-se a uma homenagem à mulher do responsável pela construção da estrada de ferro (inaugurada em 1886) que partia da estação Liberdade indo até Santo Amaro.

Após um ano da construção da estrada de ferro, a área foi escolhida para ser o “Matadouro Municipal do Bairro de Vila Mariana”, por se tratar de uma localidade longe do centro da capital e com o intuito de criar um local para suprir as necessidades de carne da região.

No entanto, o espaço que se situava à Rua Itororó, hoje Avenida 23 de Maio, passou a exibir sangue e pedaços de animais — o que incomodou muito a todos e fez com que o governo pensasse logo em sua transferência para outro local.

Vantagens de morar em Vila Mariana

Esse bairro nobre de São Paulo se localiza em um local privilegiado na zona sul, destacando-se por ser muito próximo ao centro da capital. Seus moradores contam com uma renda média superior à da maioria da população e têm muitos motivos para se manterem no local. Quer saber quais são eles? Confira!

Mobilidade urbana

Tudo que queremos é ter um ir e vir tranquilo, sem maiores problemas, como boas opções de transporte, não é mesmo? Pois é, esse é um dos atrativos do bairro, que conta com estação de metrô e muitas linhas de ônibus — suprindo as necessidades dos moradores — ligando a área a outras localidades de São Paulo.

Além disso, sua localização permite um fácil acesso ao centro da cidade e às suas principais avenidas, como Paulista, Vergueiro, 23 de Maio, Lins de Vasconcelos etc.

Infraestrutura

Uma das principais exigências para quem deseja morar bem é o local oferecer uma boa infraestrutura, e isso não falta à Vila Mariana. A região é bem servida de comércio e serviços em geral, garantindo seu constante desenvolvimento e, consequentemente, valorização no mercado imobiliário — prova disso é a construção de muito prédios na localidade.

A região tem muitas opções de estabelecimentos comerciais que atendem às necessidades básicas da população, como farmácias, supermercados, padarias, escolas, lojas, correios e tudo mais. Ademais, os moradores e seus visitantes contam com o Shopping Vila Mariana, o Shopping do Metrô e a Galeria Paraíso.

Cultura e lazer

Por ser visto por muitos como um bairro completo, não poderiam faltar opções de lazer, com atrações culturais, bares e restaurantes em Vila Mariana — que vão desde os mais simples aos mais sofisticados.

Atrações culturais são bem presentes no bairro. A Cinemateca é dos espaços mais procurados, onde é possível participar de eventos e mostras especiais voltados para quem aprecia a sétima arte.

Além disso, existe a Galeria Jacques Ardies — que exibe trabalhos de arte naif (do francês, arte ingênua) — e a Galeria Quarta Parede, que prestigia os artistas nacionais e internacionais emergentes com inúmeras exposições de suas obras.

O Parque Ibirapuera é outra preciosidade para os momentos de lazer, onde podem ser feitas várias atividades ao ar livre. O espaço tem uma área verde de mais de 150 hectares e, por isso, é o lugar escolhido por muitos para a prática de atividades físicas, começando ou encerrando o dia com uma bela caminhada.

Gastronomia

Viver em São Paulo e não mencionar as opções gastronômicas é quase que um pecado, não é mesmo? Vila Mariana conta com muitos estabelecimentos gastronômicos, como restaurantes, lanchonetes, bares, bistrôs e muito mais. Um dos points conhecidos é a Rua Joaquim Távora, com muitas opções e bastante visitado e frequentado no bairro.

Tipos de imóveis da região

imóveis à venda de todos os tipos no bairro, como casas, imóveis comerciais, sobrados etc. Os mais procurados são os condomínios, pois contam com uma infraestrutura invejável, tornando a vida dos moradores mais prática e segura.

Como você conferiu neste artigo, eleger Vila Mariana para morar representa uma melhoria enorme no estilo de vida para pessoas mais exigentes. Afinal, não faltam motivos — como os relacionados acima — que justificam escolher esse belo bairro para desfrutar momentos agradáveis com a família.

O que acha de conhecer algumas opções de imóveis nesse bairro incrível de São Paulo? Visite, então, o Portal Moving Imóveis e saiba o quanto podemos ajudar na sua busca por uma excelente qualidade vida!

Fique por dentro do Mercado Imobiliário! Receba conteúdos gratuitamente.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

  1. Obrigado por escrever, sobre esse bairro estou querendo me mudar pra São Paulo e não sei pra que bairro ir..
    E vila Mariana é sem dúvida um excelente bairro.. como faço pra saber mais…

    1. Olá Fabiano. Como vai? Vila Mariana com certeza é um dos melhores bairros para morar em São Paulo. Que outras informações você gostaria de saber? Podemos trazer para você 😀

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.